Pesquisar neste blog

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Objetivo dos ensinamentos sobre karma

Posted: 15 Dec 2009 08:39 AM PST

Em cada ponto de nossas vidas, estamos em um cruzamento. Somos o fruto de nosso passado e os arquitetos de nosso futuro. Quando perguntamos "por que isso aconteceu comigo?", isso se deve à nossa visão limitada. Se atiramos uma pedra para o alto e esquecemos, quando ela cair em nossa cabeça, não deveríamos reclamar, embora seja o que geralmente fazemos.

Temos essa ideia: o que nos acontece de algum modo é independente de nossas ações. Quando perguntamos "por que isso aconteceu?" a questão mais importante é "o que faremos a respeito?".

Se você quer conhecer seu passado, olhe para suas circunstâncias atuais. Se quer conhecer seu futuro, olhe para o que está em sua mente. Se sabemos que nosso destino está em nossas mãos, então a qualidade de nossas ações se torna um ponto central.

A questão toda sobre o karma é reconhecer como nossas ações determinam nosso futuro, para que possamos começar a agir apropriadamente. Não é apenas um ponto cosmológico ou filosófico. É totalmente prático. O ponto central é não se envolver em problemas de novo.
Matthieu Ricard (França, 1946 ~)
"At the Crossroads", Tricycle, inverno 2006
(Tricycle's Daily Dharma, 15/12/2009)

Postagens populares

Parceiros e Amigos: