Pesquisar neste blog

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Tv Globo - Fantástico - É bom pra QUEM?

É BOM PRA QUEM? 
Carlos Lyrio
Médico e Diretor do Instituto Roberto Costa - Petrópolis-RJ
e-mailcontato@robertocosta.org.br 
Twitter :  @_robertocosta 
No dia 5 de setembro, domingo, foi veiculado no FANTÁSTICO uma matéria intitulada “É BOM PRA QUE?”. A reportagem começa com a âncora do programa dizendo que a “babosa dos xampus”  pode ser perigosa quando utilizada “para tratar o câncer”. Na sequência o Dr. Dráuzio Varella faz uma comparação entre a fitoterapia e a quimioterapia no tratamento do câncer entre outras patologias. O que me chamou a atenção foi a tendência explícita para denegrir a fitoterapia, principalmente como prática popular.
Toda a matéria foi pautada enfocando os perigos da prática fitoterápica, como se os seculares chás das nossas vovós fossem feitiçarias mortais para os pobres coitados moribundos enganados pelos bruxos dos fitoterapeutas. Eu pergunto: você já ouviu falar de alguém que morreu porque tomou boldo?  Você já ouviu falar de alguém que foi parar no CTI porque usou quebra-pedra? Ou ainda, você já ouviu falar de alguém que tomou babosa para tratar o câncer e ficou fraco, careca e quase morreu? Em contrapartida, quantas pessoas que você conhece que depois que começaram a usar radiação e quimioterápicos para tratar o câncer morreram? Quem nunca soube de um caso de alguém  que foi fazer um simples exame de radiografia que usa contraste e foi parar no CTI? Será que o Dr. Dráuzio Varella, porta-voz da verdade de plantão, está realmente preocupado com os chás, ou talvez sua preocupação esteja mais voltada para garantir o mercado da indústria farmacêutica? A Reportagem “É BOM PRA QUE?” É BOM PRA QUEM?
No dia 02 de janeiro de 2007 o jornal The New York Times publicou uma matéria assinada pelos jornalistas  Gilbert Welch, Lisa Schwartz e Steven Woloshin intitulada epidemic of diagnoses (epidemia de diagnósticos) . O artigo começa com os jornalistas dizendo  textualmente que “ a maior ameaça a saúde apresentada pela medicina americana é o fato de cada vez mais estar afundando não numa epidemia de doenças, mas sim numa epidemia de diagnósticos”. Eles mostram que tal epidemia tem  graves e nocivos desdobramentos. O primeiro é o que eles chamam de medicalização da vida cotidiana. Na matéria dizem que “a  maioria de nós passa por sensações físicas ou psicológicas desagradáveis que, no passado, eram consideradas como parte da vida. Se uma criança tossir depois de fazer exercícios, ela tem asma. Se tiver problemas com leitura, é disléxica. Se estiver infeliz, tem depressão. Se alternar entre euforia e tristeza, tem distúrbio bipolar.”. O segundo desdobramento é o que eles consideraram como uma tendência de descobrir doenças o quanto antes.Os jornalistas afirmam que “diagnósticos que eram usualmente restritos a moléstias graves, hoje são diagnosticados  em pessoas que absolutamente não apresentam sintomas, os famosos grupos de risco e as pessoas com predisposição. Isso se dá graças a avançada tecnologia que torna possível  qualquer diagnóstico em qualquer pessoa: artrite em pessoas sem dores nas juntas, úlcera em pessoas sem dores no estômago e câncer de próstata em milhões de pessoas que, não fosse pelos exames, viveriam da mesma forma e sem serem consideradas pacientes com câncer”.
O principal desdobramento da epidemia de diagnósticos, é o que os jornalistas intitulam de epidemia de tratamentos. Aqui eles mostram que “nem todos os tratamentos têm reais benefícios, mas quase todos podem ter reais prejuízos”. Finalizando o artigo os autores revelam que por trás da epidemia de diagnósticos  existe um grande interesse , pois “ mais diagnósticos significa mais dinheiro para a indústria farmacêutica, planos de saúde, hospitais, e médicos”.
A Fitoterapia segundo uma  publicação de 2006 do Ministério da Saúde assinada pelo atual Ministro da Saúde José Gomes Temporão  e pelo então Secretário  de Ciência Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde Moisés Goldbaun intitulada Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS mostra que “o uso de plantas medicinais na arte de curar é uma forma de tratamento de origens muito antigas, relacionada aos primórdios da medicina e fundamentada no acúmulo de informações por sucessivas gerações. Ao longo dos séculos,produtos de origem vegetal constituíram as bases para tratamento de diferentes doenças.Desde a Declaração de Alma-Ata, em 1978, a OMS tem expressado a sua posição a respeito da necessidade de valorizar a utilização de plantas medicinais no âmbito sanitário de seus países membros, tendo em conta que 80% da população mundial utiliza estas plantas ou preparações destas.
Parece que o Dr. Drauzio Varella e sua equipe fantástica da telinha estão na contramão da realidade.   Nos Estados Unidos, berço da indústria farmacêutica , a tendência do povo é tratar SIM o câncer com babosa e aqui no Brasil as autoridades também estão acenando no mesmo sentido. O pior é que na reportagem ainda tentaram denegrir a imagem da Igreja Católica, que tem uma participação expressiva e legítima na prática popular da saúde em regiões longínquas  desse nosso país continental,  onde não existe tecnologia e muito menos tecnólogos da saúde, onde só as plantas fazem a diferença, graças a Deus! 
É BOM PRA QUEM? Vou deixar a resposta para o Médico Britânico, o Dr. Vermon Coleman, autor , entre outros, do Bestseller Bodypower (O poder do corpo): “A prática da medicina é um grande negócio. Milhares de empresas têm interesse documentado na sua doença”. Por isso é que querem que você fique com medo da Babosa. É FAN-TÁS-TI-CO! 

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Bulas de Medicamentos

Bulas de Medicamentos

Globo Repórter Medicina Natural 28-05-2010 parte 3 SoNovela

Globo Repórter Medicina Natural 28-05-2010 parte 1 SoNovela

FANTASTICO - O SEXO É BOM PRA QUÊ - 02-05-2010.mpg

Semde Mood Support: Anti-anxiety, Anti-depressant Tibetan Medicine

Semde Mood Support: Anti-anxiety, Anti-depressant Tibetan Medicine

Tibetan Medicine - Lung

Tibetan Medicine - Lung

Official website of Tibetan Medical & Astro.Insittue of H.H.The Dalai Lama

Official website of Tibetan Medical & Astro.Insittue of H.H.The Dalai Lama

ambiente acreano: OS PERIGOS DAS PLANTAS MEDICINAIS

ambiente acreano: OS PERIGOS DAS PLANTAS MEDICINAIS

Pesquisa aponta os riscos das ervas medicinais - O Globo Online

Pesquisa aponta os riscos das ervas medicinais - O Globo Online

você quer ver minhas fotos?

facebook
Rodrigo Dorje Terapeuta Holístico tem:
54 amigos
1 foto
5 mensagens do mural
3 grupos
Um convite especial
Eu o convidei para participar do Facebook há algum tempo e queria lembrar-lhe de que assim que você criar sua conta, nós poderemos manter contato quando conectados, compartilhar fotos, organizar grupos e eventos e mais.
Obrigada,
Rodrigo Dorje
Para se cadastrar no Facebook, clique no link abaixo:
Já possui uma conta? Adicionar este endereço de e-mail à sua conta.
olhoirado.post@blogger.com foi convidado a participar do Facebook por Rodrigo Dorje Terapeuta Holístico. Caso não queira receber este tipo de e-mail do Facebook no futuro, clique aqui para cancelar o recebimento.
Facebook, Inc. P.O. Box 10005, Palo Alto, CA 94303

Postagens populares

Parceiros e Amigos: