Pesquisar neste blog

Carregando...

Política Nacional de Práticas Integrativas Complementares.

GABINETE DO MINISTRO
PORTARIA No- 971, DE 3 DE MAIO DE 2006
Aprova a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no
Sistema Único de Saúde
O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, INTERINO, no uso da atribuição que lhe confere o art.
87, parágrafo único, inciso II, da Constituição Federal, e
Considerando o disposto no inciso II do art. 198 da Constituição Federal, que dispõe sobre a
integralidade da atenção como diretriz do SUS;
Considerando o parágrafo único do art. 3º da Lei nº 8.080/90, que diz respeito às ações
destinadas a garantir às pessoas e à coletividade condições de bem-estar físico, mental e social, como
fatores determinantes e condicionantes da saúde;
Considerando que a Organização Mundial da Saúde (OMS) vem estimulando o uso da Medicina
Tradicional/Medicina Complementar/ Alternativa nos sistemas de saúde de forma integrada às técnicas
da medicina ocidental modernas e que em seu documento “Estratégia da OMS sobre Medicina
Tradicional 2002-2005” preconiza o desenvolvimento de políticas observando os requisitos de segurança,
eficácia, qualidade, uso racional e acesso;
Considerando que o Ministério da Saúde entende que as Práticas Integrativas e Complementares
compreendem o universo de abordagens denominado pela OMS de Medicina Tradicional e
Complementar/ Alternativa - MT/MCA;
Considerando que a Acupuntura é uma tecnologia de intervenção em saúde, inserida na Medicina
Tradicional Chinesa (MTC), sistema médico complexo, que aborda de modo integral e dinâmico o
processo saúde-doença no ser humano, podendo ser usada isolada ou de forma integrada com outros
recursos terapêuticos, e que a MTC também dispõe de práticas corporais complementares que se
constituem em ações de promoção e recuperação da saúde e prevenção de doenças;
Considerando que a Homeopatia é um sistema médico complexo de abordagem integral e
dinâmica do processo saúde-doença, com ações no campo da prevenção de agravos, promoção e
recuperação da saúde;
Considerando que a Fitoterapia é um recurso terapêutico caracterizado pelo uso de plantas
medicinais em suas diferentes formas farmacêuticas e que tal abordagem incentiva o desenvolvimento
comunitário, a solidariedade e a participação social;
Considerando que o Termalismo Social/Crenoterapia constituem uma abordagem reconhecida de
indicação e uso de águas minerais de maneira complementar aos demais tratamentos de saúde e que
nosso País dispõe de recursos naturais e humanos ideais ao seu desenvolvimento no Sistema Único de
Saúde (SUS); e Considerando que a melhoria dos serviços, o aumento da resolutividade e o incremento
de diferentes abordagens configuram, assim, prioridade do Ministério da Saúde, tornando disponíveis
opções preventivas e terapêuticas aos usuários do SUS e, por conseguinte, aumentando o acesso,
resolve:
Art. 1º Aprovar, na forma do Anexo a esta Portaria, a Política Nacional de Práticas Integrativas e
Complementares (PNPIC) no Sistema Único de Saúde.
Parágrafo único. Esta Política, de caráter nacional, recomenda a adoção pelas Secretarias de Saúde dos
Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, da implantação e implementação das ações e serviços
relativos às Práticas Integrativas e Complementares.
Art. 2º Definir que os órgãos e entidades do Ministério da Saúde, cujas ações se relacionem com
o tema da Política ora aprovada, devam promover a elaboração ou a readequação de seus planos,
programas, projetos e atividades, na conformidade das diretrizes e responsabilidades nela estabelecidas.
Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
JOSÉ AGENOR ÁLVARES DA SILVA
ANEXO
POLÍTICA NACIONAL DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NO SISTEMA ÚNICO
DE SAÚDE - SUS
1. INTRODUÇÃO
O campo das Práticas Integrativas e Complementares contempla sistemas médicos complexos e
recursos terapêuticos, os quais são também denominados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de
medicina tradicional e complementar/alternativa (MT/MCA), conforme WHO, 2002. Tais sistemas e
recursos envolvem abordagens que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de agravos
e recuperação da saúde por meio de tecnologias eficazes e seguras, com ênfase na escuta acolhedora,
no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a
sociedade. Outros pontos compartilhados pelas diversas abordagens abrangidas nesse campo são a
visão ampliada do processo saúde-doença e a promoção global do cuidado humano, especialmente do
autocuidado.
No final da década de 70, a OMS criou o Programa de Medicina Tradicional, objetivando a
formulação de políticas na área.
Desde então, em vários comunicados e resoluções, a OMS expressa o seu compromisso em
incentivar os Estados-Membros a formularem e implementarem políticas públicas para uso racional e
integrado da MT/MCA nos sistemas nacionais de atenção à saúde, bem como para o desenvolvimento de
estudos científicos para melhor conhecimento de sua segurança, eficácia e qualidade. O documento
“Estratégia da OMS sobre Medicina Tradicional 2002-2005” reafirma o desenvolvimento desses
princípios.
No Brasil, a legitimação e a institucionalização dessas abordagens de atenção à saúde iniciou-se
a partir da década de 80, principalmente após a criação do SUS.
Com a descentralização e a participação popular, os estados e os municípios ganharam maior
autonomia na definição de suas políticas e ações em saúde, vindo a implantar as experiências pioneiras.
Alguns eventos e documentos merecem destaque na regulamentação e tentativas de construção
da política:
- 1985 - celebração de convênio entre o Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social
(Inamps), a Fiocruz, a Universidade Estadual do Rio de Janeiro e o Instituto Hahnemaniano do Brasil,
com o intuito de institucionalizar a assistência homeopática na rede publica de saúde;
- 1986 - 8ª Conferência Nacional de Saúde (CNS), considerada também um marco para a oferta das
Práticas Integrativas e Complementares no sistema de saúde do Brasil, visto que, impulsionada pela
Reforma Sanitária, deliberou em seu relatório final pela "introdução de práticas alternativas de assistência
à saúde no âmbito dos serviços de saúde, possibilitando ao usuário o acesso democrático de escolher a
terapêutica preferida";
- 1988 - resoluções da Comissão Interministerial de Planejamento e Coordenação (Ciplan) nºs 4, 5, 6, 7 e
8/88, que fixaram normas e diretrizes para o atendimento em homeopatia, acupuntura, termalismo,
técnicas alternativas de saúde mental e fitoterapia;
- 1995 - instituição do Grupo Assessor Técnico-Científico em Medicinas Não-Convencionais, por meio da
Portaria nº 2543/GM, de 14 de dezembro de 1995, editada pela então Secretaria Nacional de Vigilância
Sanitária do Ministério da Saúde;
- 1996 - 10ª Conferência Nacional de Saúde que, em seu relatório final, aprovou a “incorporação ao SUS,
em todo o País, de práticas de saúde como a fitoterapia, acupuntura e homeopatia, contemplando as
terapias alternativas e práticas populares”;
- 1999 - inclusão das consultas médicas em homeopatia e acupuntura na tabela de procedimentos do
SIA/SUS (Portaria nº 1230/GM de outubro de 1999);
- 2000 - 11ª Conferência Nacional de Saúde que recomenda “incorporar na atenção básica: Rede PSF e
PACS práticas não convencionais de terapêutica como acupuntura e homeopatia”;
- 2001 - 1ª Conferência Nacional de Vigilância Sanitária;
- 2003 - constituição de Grupo de Trabalho no Ministério da Saúde com o objetivo de elaborar a Política
Nacional de Medicina Natural e Práticas Complementares (PMNPC ou apenas MNPC) no SUS (atual
PNPIC);
- 2003 - Relatório da 1ª Conferência Nacional de Assistência Farmacêutica, que enfatiza a importância de
ampliação do acesso aos medicamentos fitoterápicos e homeopáticos no SUS;
- 2003 - Relatório Final da 12ª CNS que delibera pela efetiva inclusão da MNPC no SUS (atual Práticas
Integrativas e Complementares).
- 2004 - 2ª Conferência Nacional de Ciência Tecnologia e Inovações em Saúde à MNPC (atual Práticas
Integrativas e Complementares)
que foi incluída como nicho estratégico de pesquisa dentro da Agenda Nacional de Prioridades em
Pesquisa;
- 2005 - Decreto Presidencial de 17 de fevereiro de 2005, que cria o Grupo de Trabalho para elaboração
da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos; e
- 2005 - Relatório Final do Seminário "Águas Minerais do Brasil", em outubro, que indica a constituição de
projeto piloto de Termalismo Social no SUS.
Levantamento realizado junto a Estados e municípios em 2004, mostrou a estruturação de
algumas dessas práticas contempladas na política em 26 Estados, num total de 19 capitais e 232
municípios.
Esta política, portanto, atende às diretrizes da OMS e visa avançar na institucionalização das
Práticas Integrativas e Complementares no âmbito do SUS.
1.1. MEDICINA TRADICIONAL CHINESA - ACUPUNTURA
A Medicina Tradicional Chinesa caracteriza-se por um sistema médico integral, originado há
milhares de anos na China. Utiliza linguagem que retrata simbolicamente as leis da natureza e que
valoriza a inter-relação harmônica entre as partes visando à integridade. Como fundamento, aponta a
teoria do Yin-Yang, divisão do mundo em duas forças ou princípios fundamentais, interpretando todos os
fenômenos em opostos complementares. O objetivo desse conhecimento é obter meios de equilibrar
essa dualidade. Também inclui a teoria dos cinco movimentos que atribui a todas as coisas e fenômenos,
na natureza, assim como no corpo, uma das cinco energias (madeira, fogo, terra, metal, água). Utiliza
como elementos a anamnese, palpação do pulso, observação da face e da língua em suas várias
modalidades de tratamento (acupuntura, plantas medicinais, dietoterapia, práticas corporais e mentais).
A acupuntura é uma tecnologia de intervenção em saúde que aborda de modo integral e
dinâmico o processo saúde-doença no ser humano, podendo ser usada isolada ou de forma integrada
com outros recursos terapêuticos. Originária da medicina tradicional chinesa (MTC), a acupuntura
compreende um conjunto de procedimentos que permitem o estímulo preciso de locais anatômicos
definidos por meio da inserção de agulhas filiformes metálicas para promoção, manutenção e
recuperação da saúde, bem como para prevenção de agravos e doenças.
Achados arqueológicos permitem supor que essa fonte de conhecimento remonta há pelo menos
3000 anos. A denominação chinesa zhen jiu, que significa agulha (zhen) e calor (jiu), foi adaptada nos
relatos trazidos pelos jesuítas no século XVII, resultando no vocábulo acupuntura (derivado das palavras
latinas acus, agulha, e punctio, punção). O efeito terapêutico da estimulação de zonas neurorreativas ou
“pontos de acupuntura” foi, a princípio, descrito e explicado numa linguagem de época, simbólica e
analógica, consoante com a filosofia clássica chinesa.
No ocidente, a partir da segunda metade do século XX, a acupuntura foi assimilada pela medicina
contemporânea, e graças às pesquisas científicas empreendidas em diversos países tanto do oriente
como do ocidente, seus efeitos terapêuticos foram reconhecidos e têm sido paulatinamente explicados
em trabalhos científicos publicados em respeitadas revistas científicas. Admite-se, atualmente, que a
estimulação de pontos de acupuntura provoca a liberação, no sistema nervoso central, de
neurotransmissores e outras substâncias responsáveis pelas respostas de promoção de analgesia,
restauração de funções orgânicas e modulação imunitária.
A OMS recomenda a acupuntura aos seus Estados-Membros, tendo produzido várias
publicações sobre sua eficácia e segurança, capacitação de profissionais, bem como métodos de
pesquisa e avaliação dos resultados terapêuticos das medicinas complementares e tradicionais. O
consenso do National Institutes of Health dos Estados Unidos referendou a indicação da acupuntura, de
forma isolada ou como coadjuvante, em várias doenças e agravos à saúde, tais como odontalgias pósoperatórias,
náuseas e vômitos pós-quimioterapia ou cirurgia em adultos, dependências químicas,
reabilitação após acidentes vasculares cerebrais, dismenorréia, cefaléia, epicondilite, fibromialgia, dor
miofascial, osteoartrite, lombalgias e asma, entre outras.
A MTC inclui ainda práticas corporais (lian gong, chi gong, tui-na, tai-chi-chuan); práticas mentais
(meditação); orientação alimentar; e o uso de plantas medicinais (fitoterapia tradicional chinesa),
relacionadas à prevenção de agravos e de doenças, a promoção e à recuperação da saúde.
No Brasil, a acupuntura foi introduzida há cerca de 40 anos.
Em 1988, por meio da Resolução nº 5/88, da Comissão Interministerial de Planejamento e
Coordenação (Ciplan), teve suas normas fixadas para atendimento nos serviços públicos de saúde.
Vários conselhos de profissões da saúde regulamentadas reconhecem a acupuntura como
especialidade em nosso país, e os cursos de formação encontram-se disponíveis em diversas unidades
federadas.
Em 199 9, o Ministério da Saúde inseriu na tabela Sistema de Informações Ambulatoriais
(SIA/SUS) do Sistema Único de Saúde a consulta médica em acupuntura (código 0701234), o que
permitiu acompanhar a evolução das consultas por região e em todo o País.
Dados desse sistema demonstram um crescimento de consultas médicas em acupuntura em
todas as regiões. Em 2003, foram 181.983 consultas, com uma maior concentração de médicos
acupunturistas na Região Sudeste (213 dos 376 cadastrados no sistema).
De acordo com o diagnóstico da inserção da MNPC nos serviços prestados pelo SUS e os dados
do SIA/SUS, verifica-se que a acupuntura está presente em 19 estados, distribuída em 107 municípios,
sendo 17 capitais.
Diante do exposto, é necessário repensar, à luz do modelo de atenção proposto pelo Ministério, a
inserção dessa prática no SUS, considerando a necessidade de aumento de sua capilaridade para
garantir o princípio da universalidade.
1.2. HOMEOPATIA
A homeopatia, sistema médico complexo de caráter holístico, baseada no princípio vitalista e no
uso da lei dos semelhantes foi enunciada por Hipócrates no século IV a.C. Foi desenvolvida por Samuel
Hahnemann no século XVIII. Após estudos e reflexões baseados na observação clínica e em
experimentos realizados na época, Hahnemann sistematizou os princípios filosóficos e doutrinários da
homeopatia em suas obras Organon da Arte de Curar e Doenças Crônicas. A partir daí, essa
racionalidade médica experimentou grande expansão por várias regiões do mundo, estando hoje
firmemente implantada em diversos países da Europa, das Américas e da Ásia.
No Brasil, a homeopatia foi introduzida por Benoit Mure, em 1840, tornando-se uma nova opção
de tratamento.
Em 1979, é fundada a Associação Médica Homeopática Brasileira (AMHB); em 1980, a
homeopatia é reconhecida como especialidade médica pelo Conselho Federal de Medicina (Resolução nº
1000); em 1990, é criada a Associação Brasileira de Farmacêuticos Homeopatas (ABFH); em 1992, é
reconhecida como especialidade farmacêutica pelo Conselho Federal de Farmácia (Resolução nº 232);
em 1993, é criada a Associação Médico-Veterinária Homeopática Brasileira (AMVHB); e em 2000, é
reconhecida como especialidade pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (Resolução nº 622).
A partir da década de 80, alguns Estados e municípios brasileiros começaram a oferecer o
atendimento homeopático como especialidade médica aos usuários dos serviços públicos de saúde,
porém como iniciativas isoladas e, às vezes, descontinuadas, por falta de uma política nacional. Em
1988, pela Resolução nº 4/88, a Ciplan fixou normas para atendimento em homeopatia nos serviços
públicos de saúde e, em 1999, o Ministério da Saúde inseriu na tabela SIA/SUS a consulta médica em
homeopatia.
Com a criação do SUS e a descentralização da gestão, foi ampliada a oferta de atendimento
homeopático. Esse avanço pode ser observado no número de consultas em homeopatia que, desde sua
inserção como procedimento na tabela do SIA/SUS, vem apresentando crescimento anual em torno de
10%. No ano de 2003, o sistema de informação do SUS e os dados do diagnóstico realizado pelo
Ministério da Saúde em 2004 revelam que a homeopatia está presente na rede pública de saúde em 20
unidades da Federação, 16 capitais, 158 municípios, contando com registro de 457 profissionais médicos
homeopatas.
Está presente em pelo menos 10 universidades públicas, em atividades de ensino, pesquisa ou
assistência, e conta com cursos de formação de especialistas em homeopatia em 12 unidades da
Federação. Conta ainda com a formação do médico homeopata aprovada pela Comissão Nacional de
Residência Médica.
Embora venha ocorrendo aumento da oferta de serviços, a assistência farmacêutica em
homeopatia não acompanha essa tendência.
Conforme levantamento da AMHB, realizado em 2000, apenas 30% dos serviços de homeopatia
da rede SUS forneciam medicamento homeopático. Dados do levantamento realizado pelo Ministério da
Saúde, em 2004, revelam que apenas 9,6% dos municípios que informaram ofertar serviços de
homeopatia possuem farmácia pública de manipulação.
A implementação da homeopatia no SUS representa uma importante estratégia para a
construção de um modelo de atenção centrado na saúde uma vez que:
- recoloca o sujeito no centro do paradigma da atenção, compreendendo-o nas dimensões física,
psicológica, social e cultural.
Na homeopatia o adoecimento é a expressão da ruptura da harmonia dessas diferentes
dimensões. Dessa forma, essa concepção contribui para o fortalecimento da integralidade da atenção à
saúde;
- fortalece a relação médico-paciente como um dos elementos fundamentais da terapêutica, promovendo
a humanização na atenção, estimulando o autocuidado e a autonomia do indivíduo;
- atua em diversas situações clínicas do adoecimento como, por exemplo, nas doenças crônicas nãotransmissíveis,
nas doenças respiratórias e alérgicas, nos transtornos psicossomáticos, reduzindo a
demanda por intervenções hospitalares e emergenciais, contribuindo para a melhoria da qualidade de
vida dos usuários; e
- contribui para o uso racional de medicamentos, podendo reduzir a fármaco-dependência;
Em 2004, com o objetivo de estabelecer processo participativo de discussão das diretrizes gerais
da homeopatia, que serviram de subsídio à formulação da presente Política Nacional, foi realizado pelo
Ministério da Saúde o 1º Fórum Nacional de Homeopatia, intitulado “A Homeopatia que queremos
implantar no SUS”. Reuniu profissionais; Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde; Universidades
Públicas; Associação de Usuários de Homeopatia no SUS; entidades homeopáticas nacionais
representativas; Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems); Conselhos
Federais de Farmácia e de Medicina; Liga Médica Homeopática Internacional (LMHI), entidade médica
homeopática internacional, e representantes do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância
Sanitária. (ANVISA).
1.3. PLANTAS MEDICINAIS E FITOTERAPIA
A fitoterapia é uma “terapêutica caracterizada pelo uso de plantas medicinais em suas diferentes
formas farmacêuticas, sem a utilização de substâncias ativas isoladas, ainda que de origem vegetal”. O
uso de plantas medicinais na arte de curar é uma forma de tratamento de origens muito antigas,
relacionada aos primórdios da medicina e fundamentada no acúmulo de informações por sucessivas
gerações. Ao longo dos séculos, produtos de origem vegetal constituíram as bases para tratamento de
diferentes doenças. Desde a Declaração de Alma-Ata, em 1978, a OMS tem expressado a sua posição a
respeito da necessidade de valorizar a utilização de plantas medicinais no âmbito sanitário, tendo em
conta que 80% da população mundial utiliza essas plantas ou preparações destas no que se refere à
atenção primária de saúde. Ao lado disso, destaca-se a participação dos países em desenvolvimento
nesse processo, já que possuem 67% das espécies vegetais do mundo.
O Brasil possui grande potencial para o desenvolvimento dessa terapêutica, como a maior
diversidade vegetal do mundo, ampla sociodiversidade, uso de plantas medicinais vinculado ao
conhecimento tradicional e tecnologia para validar cientificamente esse conhecimento.
O interesse popular e institucional vem crescendo no sentido de fortalecer a fitoterapia no SUS. A
partir da década de 80, diversos documentos foram elaborados, enfatizando a introdução de plantas
medicinais e fitoterápicos na atenção básica no sistema público, entre os quais se destacam:
- a Resolução Ciplan nº 8/88, que regulamenta a implantação da fitoterapia nos serviços de saúde e cria
procedimentos e rotinas relativas a sua prática nas unidades assistenciais médicas;
- o Relatório da 10a Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1996, que aponta no item 286.12:
"incorporar no SUS, em todo o País, as práticas de saúde como a fitoterapia, acupuntura e homeopatia,
contemplando as terapias alternativas e práticas populares"
e, no item 351.10: “o Ministério da Saúde deve incentivar a fitoterapia na assistência farmacêutica pública
e elaborar normas para sua utilização, amplamente discutidas com os trabalhadores em saúde e
especialistas, nas cidades onde existir maior participação popular,
com gestores mais empenhados com a questão da cidadania e dos movimentos populares”;
- a Portaria nº 3916/98, que aprova a Política Nacional de Medicamentos, a qual estabelece, no âmbito
de suas diretrizes para o desenvolvimento científico e tecnológico: "...deverá ser continuado e expandido
o apoio às pesquisas que visem ao aproveitamento do
potencial terapêutico da flora e fauna nacionais, enfatizando a certificação de suas propriedades
medicamentosas”;
- o Relatório do Seminário Nacional de Plantas Medicinais, Fitoterápicos e Assistência Farmacêutica,
realizado em 2003, que entre as suas recomendações, contempla: “integrar no Sistema Único de Saúde
o uso de plantas medicinais e medicamentos fitoterápicos”;
- o Relatório da 12ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 2003, que aponta a necessidade de se
“investir na pesquisa e desenvolvimento de tecnologia para produção de medicamentos homeopáticos e
da flora brasileira, favorecendo a produção nacional e a implantação de programas para uso de
medicamentos fitoterápicos nos serviços de saúde, de acordo com as recomendações da 1ª Conferência
Nacional de Medicamentos e Assistência Farmacêutica”.
- a Resolução nº 338/04, do Conselho Nacional de Saúde que aprova a Política Nacional de Assistência
Farmacêutica, a qual contempla, em seus eixos estratégicos, a “definição e pactuação de ações
intersetoriais que visem à utilização das plantas medicinais e de medicamentos fitoterápicos no processo
de atenção à saúde, com respeito aos conhecimentos tradicionais incorporados, com embasamento
científico, com adoção de políticas de geração de emprego e renda, com qualificação e fixação de
produtores, envolvimento dos trabalhadores em saúde no processo de incorporação dessa opção
terapêutica e baseada no incentivo à produção nacional, com a utilização da biodiversidade existente no
País”;
- 2005 - Decreto Presidencial de 17 de fevereiro de 2005, que cria o Grupo de Trabalho para elaboração
da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos. Atualmente, existem programas estaduais e
municipais de fitoterapia, desde aqueles com memento terapêutico e regulamentação específica para o
serviço, implementados há mais de 10 anos, até aqueles com início recente ou com pretensão de
implantação. Em levantamento realizado pelo Ministério da Saúde no ano de 2004, verificou-se, em todos
os municípios brasileiros, que a fitoterapia está presente em 116 municípios, contemplando 22 unidades
federadas.
No âmbito federal, cabe assinalar, ainda, que o Ministério da Saúde realizou, em 2001, o Fórum
para formulação de uma proposta de Política Nacional de Plantas Medicinais e Medicamentos
Fitoterápicos, do qual participaram diferentes segmentos tendo em conta, em especial, a
intersetorialidade envolvida na cadeia produtiva de plantas medicinais e fitoterápicos. Em 2003, o
Ministério promoveu o Seminário Nacional de Plantas Medicinais, Fitoterápicos e Assistência
Farmacêutica. Ambas as iniciativas aportaram contribuições importantes para a formulação desta Política
Nacional, como concretização de uma etapa para elaboração da Política Nacional de Plantas Medicinais
e Fitoterápicos.
1.4. TERMALISMO SOCIAL/CRENOTERAPIA
O uso das Águas Minerais para tratamento de saúde é um procedimento dos mais antigos,
utilizado desde a época do Império Grego. Foi descrita por Heródoto (450 a.C.), autor da primeira
publicação científica termal. O termalismo compreende as diferentes maneiras de utilização da água
mineral e sua aplicação em tratamentos de saúde. A crenoterapia consiste na indicação e uso de águas
minerais com finalidade terapêutica atuando de maneira complementar aos demais tratamentos de
saúde.
No Brasil, a crenoterapia foi introduzida junto com a colonização portuguesa, que trouxe ao País
seus hábitos de usar águas minerais para tratamento de saúde. Durante algumas décadas foi disciplina
conceituada e valorizada, presente em escolas médicas, como a UFMG e a UFRJ. O campo sofreu
considerável redução de sua produção científica e divulgação com as mudanças surgidas no campo da
medicina e da produção social da saúde como um todo, após o término da segunda guerra mundial.
A partir da década de 90, a Medicina Termal passou a dedicar-se a abordagens coletivas, tanto
de prevenção quanto de promoção e recuperação da saúde, inserindo neste contexto o conceito de
Turismo Saúde e de Termalismo Social, cujo alvo principal é a busca e a manutenção da saúde.
Países europeus como Espanha, França, Itália, Alemanha, Hungria e outros adotam desde o
início do século XX o Termalismo Social como maneira de ofertar às pessoas idosas tratamentos em
estabelecimentos termais especializados, objetivando proporcionar a essa população o acesso ao uso
das águas minerais com propriedades medicinais, seja para recuperar seja para sua saúde, assim como
preservá-la.
O termalismo, contemplado nas resoluções CIPLAN de 1988, manteve-se ativo em alguns
serviços municipais de saúde de regiões com fontes termais como é o caso de Poços de Caldas, em
Minas Gerais.
A Resolução do Conselho Nacional de Saúde nº 343, de 7 de outubro de 2004, é um instrumento
de fortalecimento da definição das ações governamentais que envolvem a revalorização dos mananciais
das águas minerais, o seu aspecto terapêutico, a definição de mecanismos de prevenção, de
fiscalização, de controle, além do incentivo à realização de pesquisas na área.
2. OBJETIVOS
2.1 Incorporar e implementar as Práticas Integrativas e Complementares no SUS, na perspectiva da
prevenção de agravos e da promoção e recuperação da saúde, com ênfase na atenção básica, voltada
para o cuidado continuado, humanizado e integral em saúde.
2.2 Contribuir para o aumento da resolubilidade do Sistema e ampliação do acesso às Práticas
Integrativas e Complementares, garantindo qualidade, eficácia, eficiência e segurança no uso.
2.3 Promover a racionalização das ações de saúde, estimulando alternativas inovadoras e socialmente
contributivas ao desenvolvimento sustentável de comunidades.
2.4 Estimular as ações referentes ao controle/participação social, promovendo o envolvimento
responsável e continuado dos usuários, gestores e trabalhadores, nas diferentes instâncias de efetivação
das políticas de saúde.
3. DIRETRIZES
3.1. Estruturação e fortalecimento da atenção em Práticas Integrativas e Complementares no SUS,
mediante:
- incentivo à inserção das Práticas Integrativas e Complementares em todos os níveis de atenção, com
ênfase na atenção básica;
- desenvolvimento das Práticas Integrativas e Complementares em caráter multiprofissional, para as
categorias profissionais presentes no SUS, e em consonância com o nível de atenção;
- implantação e implementação de ações e fortalecimento de iniciativas existentes;
- estabelecimento de mecanismos de financiamento;
- elaboração de normas técnicas e operacionais para implantação e desenvolvimento dessas abordagens
no SUS; e
- articulação com a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas e as demais políticas do
Ministério da Saúde.
3.2. Desenvolvimento de estratégias de qualificação em Práticas Integrativas e Complementares para
profissionais no SUS, em conformidade com os princípios e diretrizes estabelecidos para Educação
Permanente.
3.3. Divulgação e informação dos conhecimentos básicos das Práticas Integrativas e Complementares
para profissionais de saúde, gestores e usuários do SUS, considerando as metodologias participativas e
o saber popular e tradicional:
- Apoio técnico ou financeiro a projetos de qualificação de profissionais para atuação na área de
informação, comunicação e educação popular em Práticas Integrativas e Complementares que atuem na
estratégia Saúde da Família e Programa de Agentes Comunitários de Saúde.
- Elaboração de materiais de divulgação, como cartazes, cartilhas, folhetos e vídeos, visando à promoção
de ações de informação e divulgação das Práticas Integrativas e Complementares, respeitando as
especificidades regionais e culturais do País e direcionadas aos trabalhadores, gestores, conselheiros de
saúde, bem como aos docentes e discentes da área de saúde e comunidade em geral.
- Inclusão das Práticas Integrativas e Complementares na agenda de atividades da comunicação social
do SUS.
- Apoio e fortalecimento de ações inovadoras de informação e divulgação sobre Práticas Integrativas e
Complementares em diferentes linguagens culturais, tais como jogral, hip hop, teatro, canções, literatura
de cordel e outras formas de manifestação.
- Identificação, articulação e apoio a experiências de educação popular, informação e comunicação em
Práticas Integrativas e Complementares.
3.4. Estímulo às ações intersetoriais, buscando parcerias que propiciem o desenvolvimento integral das
ações.
3.5. Fortalecimento da participação social.
3.6. Provimento do acesso a medicamentos homeopáticos e fitoterápicos na perspectiva da ampliação da
produção pública, assegurando as especificidades da assistência farmacêutica nesses âmbitos, na
regulamentação sanitária.
- Elaboração da Relação Nacional de Plantas Medicinais e da Relação Nacional de Fitoterápicos.
- Promoção do uso racional de plantas medicinais e dos fitoterápicos no SUS.
- Cumprimento dos critérios de qualidade, eficácia, eficiência e segurança no uso.
- Cumprimento das boas práticas de manipulação, de acordo com a legislação vigente.
3.7. Garantia do acesso aos demais insumos estratégicos das Práticas Integrativas e Complementares,
com qualidade e segurança das ações.
3.8. Incentivo à pesquisa em Práticas Integrativas e Complementares com vistas ao aprimoramento da
atenção à saúde, avaliando eficiência, eficácia, efetividade e segurança dos cuidados prestados.
3.9. Desenvolvimento de ações de acompanhamento e avaliação das Práticas Integrativas e
Complementares, para instrumentalização de processos de gestão.
3.10. Promoção de cooperação nacional e internacional das experiências em Práticas Integrativas e
Complementares nos campos da atenção, da educação permanente e da pesquisa em saúde.
- Estabelecimento de intercâmbio técnico-científico visando ao conhecimento e à troca de informações
decorrentes das experiências
no campo da atenção à saúde, à formação, à educação permanente e à pesquisa com unidades
federativas e países onde as Práticas Integrativas e Complementares esteja integrada ao serviço público
de saúde.
3.11. Garantia do monitoramento da qualidade dos fitoterápicos pelo Sistema Nacional de Vigilância
Sanitária.
4. IMPLEMENTAÇÃO DAS DIRETRIZES
4.1. NA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA-ACUPUNTURA
Premissa: desenvolvimento da Medicina Tradicional Chinesa-acupuntura em caráter multiprofissional,
para as categorias profissionais presentes no SUS, e em consonância com o nível de atenção.
Diretriz MTCA 1
Estruturação e fortalecimento da atenção em MTC-acupuntura no SUS, com incentivo à inserção da
MTC-acupuntura em todos os níveis do sistema com ênfase na atenção básica.
1. NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA
Deverão ser priorizados mecanismos que garantam a inserção de profissionais de saúde com
regulamentação em acupuntura dentro da lógica de apoio, participação e co-responsabilização com as
ESF
Além disso, será função precípua desse profissional
- atuar de forma integrada e planejada de acordo com as atividades prioritárias da estratégia Saúde da
Família;
- identificar, em conjunto com as equipes da atenção básica (ESF e equipes de unidades básicas de
saúde) e a população, a(s) prática(s) a ser(em) adotada(s) em determinada área;
- trabalhar na construção coletiva de ações que se integrem a outras políticas sociais (intersetorialidade);
- avaliar, em conjunto com a equipe de saúde da família/atenção básica, o impacto na situação de saúde
do desenvolvimento e implementação dessa nova prática, mediante indicadores previamente
estabelecidos;
- atuar na especialidade com resolubilidade;
- trabalhar utilizando o sistema de referência/contra-referência num processo educativo; e
- discutir clinicamente os casos em reuniões tanto do núcleo quanto das equipes adscritas.
2. Centros especializados
Profissionais de saúde acupunturistas inseridos nos serviços ambulatoriais especializados de média e
alta complexidade deverão participar do sistema referência/contra-referência, atuando de forma resolutiva
no processo de educação permanente.
Profissionais de saúde acupunturistas inseridos na rede hospitalar do SUS.
Para toda inserção de profissionais que exerçam a acupuntura no SUS será necessário o título de
especialista.
Deverão ser elaboradas normas técnicas e operacionais compatíveis com a implantação e o
desenvolvimento dessas práticas no SUS.
Diretriz MTCA 2
Desenvolvimento de estratégias de qualificação em MTC/acupuntura para profissionais no SUS,
consoante os princípios e diretrizes para a Educação Permanente no SUS.
1. Incentivo à capacitação para que a equipe de saúde desenvolva ações de prevenção de agravos,
promoção e educação em saúde - individuais e coletivas - na lógica da MTC, uma vez que essa
capacitação deverá envolver conceitos básicos da MTC e práticas corporais e meditativas. Exemplo: Tuí-
Na, Tai Chi Chuan, Lian Gong. Chi Gong, e outros que compõem a atenção à saúde na MTC.
2. Incentivo à formação de banco de dados relativos a escolas formadoras.
3. Articulação com outras áreas visando ampliar a inserção formal da MTC/acupuntura nos cursos de
graduação e pós-graduação para as profissões da saúde.
Diretriz MTCA 3
Divulgação e informação dos conhecimentos básicos da MTC/acupuntura para usuários, profissionais de
saúde e gestores do SUS.

1. Para usuários
Divulgação das possibilidades terapêuticas; medidas de segurança; alternativas a tratamentos
convencionais, além de ênfase no aspecto de prevenção de agravos e promoção das práticas corporais
2. Para profissionais
Divulgação dos usos e possibilidades, necessidade de capacitação específica, de acordo com o modelo
de inserção; medidas de segurança; alternativas a tratamentos convencionais e papel do profissional no
Sistema.
3 Para gestores
Usos e possibilidades terapêuticas, necessidade de investimento em capacitação específica de
profissionais, de acordo com o modelo de inserção; medidas de segurança; alternativas a tratamentos
convencionais; possível redução de custos e incentivos federais para tal investimento.
Diretriz MTCA 4
Garantia do acesso aos insumos estratégicos para MTC/Acupuntura na perspectiva da garantia da
qualidade e seguranças das ações.
1. Estabelecimento de normas relativas aos insumos necessários para a prática da MTC/acupuntura com
qualidade e segurança:
agulhas filiformes descartáveis de tamanhos e calibres variados; moxa (carvão e/ou artemísia); esfera
vegetal para acupuntura auricular; esfera metálica para acupuntura auricular; copos de ventosa;
equipamento para eletroacupuntura; mapas de pontos de acupuntura.
2. Elaboração de Banco Nacional de Preços para esses produtos.
Diretriz MTCA 5
Desenvolvimento de ações de acompanhamento e avaliação para MTC/acupuntura.
Para o desenvolvimento de ações de acompanhamento e avaliação, deverão ser criados códigos de
procedimentos, indicados a seguir, para que os indicadores possam ser compostos.
Serão contemplados para a criação dos códigos SAI/SUS para registro e financiamento dos
procedimentos de acupuntura as categorias profissionais regulamentadas.
1. Inserção de códigos de procedimentos para informação e financiamento
- Sessão de Acupuntura com Inserção de Agulhas agulhamento seco em zonas neurorreativas de
acupuntura (pontos de acupuntura)
Sessão de Acupuntura - outros procedimentos:
a) aplicação de ventosas - consiste em aplicar recipiente de vidro ou plástico, onde se gera vácuo, com a
finalidade de estimular zonas neurorreativas (pontos de acupuntura);
b) eletroestimulação - consiste em aplicar estímulos elétricos determinados, de freqüência variável de 1 a
1000 Hz, de baixa voltagem e baixa amperagem em zonas neurorreativas (pontos de acupuntura); e
c) aplicação de laser de baixa potência em acupuntura - consiste em aplicar um estímulo produzido por
emissor de laser de
baixa potência (5 a 40 mW), em zona neurorreativa de acupuntura
1.1 Inserção nos códigos 04.011.03-1; 04.011.02-1; 0702101-
1; 0702102-0, já existentes na tabela SIA/SUS, dos profissionais faltantes - para registro das ações de
promoção da saúde em MTC/acupuntura.
2. Criação de códigos para registro de práticas corporais.
Considerando que a MTC contempla em suas atividades de atenção à saúde práticas corporais, deverão
ser criados códigos específicos para as práticas corporais no SUS para registro da informação:
- práticas corporais desenvolvidas em grupo na unidade, a exemplo do Tai Chi Chuan, do Lian Gong, do
Chi Gong, automassagem;
- práticas corporais desenvolvidas em grupo na comunidade, a exemplo do Tai Chi Chuan, do Lian Gong,
do Chi gong; automassagem;
- práticas corporais individuais, a exemplo do Tuí-Na, da meditação, do Chi Gong; automassagem.
3. Avaliação dos serviços oferecidos
Estabelecimento de critérios para o acompanhamento da implementação e implantação da
MTC/acupuntura, tais como: cobertura de consultas em acupuntura; taxa de procedimentos relacionados
com a MTC/acupuntura; taxa de ações educativas relacionadas com a MTC/acupuntura; taxa de
procedimentos relativos às práticas corporais - MTC/acupuntura, entre outros.
4. Acompanhamento da ação dos Estados no apoio à implantação desta Política Nacional.
Diretriz MTCA 6
Integração das ações da MTC/acupuntura com políticas de saúde afins.
Para tanto, deverá ser estabelecida integração com todas as áreas do MS, visando à construção de
parcerias que propiciem o desenvolvimento integral das ações.
Diretriz MTCA 7
Incentivo à pesquisa com vistas a subsidiar a MTC/acupuntura no SUS como nicho estratégico da política
de pesquisa no Sistema.
1. Incentivo a linhas de pesquisa em MTC/acupuntura que:
- aprimorem sua prática e avaliem sua efetividade, segurança e aspectos econômicos, num contexto
pragmático, associado ou não a outros procedimentos e práticas complementares de saúde; experiências
bem sucedidas (serviços e municípios);
- identifiquem técnicas e condutas mais eficazes, efetivas, seguras e eficientes para a resolução de
problemas de saúde de uma dada população;
- apontem estratégias para otimização da efetividade do tratamento pela acupuntura e práticas
complementares; e
- estabelecer intercâmbio técnico-científico visando ao conhecimento e à troca de informações
decorrentes das experiências no campo da formação, educação permanente e pesquisa com países
onde a MTC/acupuntura esteja integrada ao serviço público de saúde.
Deverá ser observado, para o caso de pesquisas clínicas, o desenvolvimento de estudos que sigam as
normas da CONEP/CNS.
Diretriz MTCA 8
Garantia de financiamento para as ações da MTC/acupuntura.
Para viabilizar o financiamento do modelo de atenção proposto, deverão ser adotadas medidas relativas:
- à inserção dos códigos de procedimentos com o objetivo de ampliar as informações sobre a MTC/
acupuntura no Sistema e promover o financiamento das intervenções realizadas;
- à garantia de um financiamento específico para divulgação e informação dos conhecimentos básicos da
MTC/acupuntura para profissionais de saúde, gestores e usuários do SUS, considerando as
metodologias participativas e o saber popular e tradicional.
Consideração: deverá ser realizada avaliação trimestral do incremento das ações realizadas a partir do
primeiro ano, com vistas a ajustes no financiamento mediante desempenho e pactuação.
4.2. NA HOMEOPATIA
Premissa: desenvolvimento da Homeopatia em caráter multiprofissional, para as categorias profissionais
presentes no SUS, e em consonância com o nível de atenção.
Diretriz H 1
Incorporação da homeopatia nos diferentes níveis de complexidade do Sistema, com ênfase na atenção
básica, por meio de ações de prevenção de doenças e de promoção e recuperação da saúde.
Para tanto, as medidas a serem adotadas buscarão:
1. garantir as condições essenciais à boa prática em homeopatia, considerando suas peculiaridades
técnicas, Infra-estrutura física adequada e insumos,
2. apoiar e fortalecer as iniciativas de atenção homeopática na atenção básica, obedecendo aos
seguintes critérios:;
- priorizar mecanismos que garantam a inserção da atenção homeopática dentro da lógica de apoio,
participação e co-responsabilização com as ESF;
- na unidade de atenção básica prestar atendimento, de acordo com a demanda espontânea ou
referenciada, aos usuários em todas as faixas etárias;
- no caso da unidade do Saúde da Família (SF) possuir um profissional homeopata como médico do
Saúde da Família, a ele deve ser oportunizada a prática da homeopatia, sem prejuízo das atribuições
pertinentes ao profissional da estratégia de saúde da família;
3. apoiar e fortalecer as iniciativas de atenção homeopática na atenção especializada:
- nos ambulatórios de especialidades ou nos centros de referência, prestar atendimento, de acordo com a
demanda, aos usuários em todas as faixas etárias e prestar apoio técnico aos demais serviços da rede
local;
- em emergências, unidades de terapia intensiva, centros de cuidados paliativos ou em enfermarias
hospitalares a homeopatia pode ser incorporada de forma complementar e contribuir para a maior
resolubilidade da atenção;
4. estabelecer critérios técnicos de organização e funcionamento da atenção homeopática em todos os
níveis de complexidade, de modo a garantir a oferta de serviços seguros, efetivos e de qualidade,
avaliando as iniciativas já existentes nas unidades federadas e com a participação das sociedades
cientificas homeopáticas reconhecidas;
5. estabelecer intercâmbio técnico-científico visando ao conhecimento e à troca de informações relativas
às experiências no campo da atenção homeopática com países onde a homeopatia esteja integrada ao
serviço público de saúde.
Diretriz H 2
Garantia de financiamento capaz de assegurar o desenvolvimento do conjunto de atividades essenciais à
boa prática em homeopatia, considerando as suas peculiaridades técnicas.
Para tanto, as medidas a serem adotadas buscarão:
1. criar mecanismos de financiamento que garantam o acesso aos insumos inerentes à prática da
homeopatia:
- repertório homeopático e matéria médica homeopática em forma impressa e em software;
2. criar incentivo para a garantia de acesso a medicamentos homeopáticos na perspectiva de:
- incentivo a implantação e/ou à adequação de farmácias públicas de manipulação de medicamentos
homeopáticos, com possibilidade de ampliação para fitoterápicos, que atendam a demanda e à realidade
loco-regional, segundo critérios estabelecidos, e em conformidade com a legislação vigente;
- estíimulo à implantação de projetos para produção de matrizes homeopáticas nos laboratórios oficiais
visando ano fornecimento às farmácias de manipulação de medicamentos homeopáticos locais ou
regionais;
3 - garantir mecanismos de financiamento para projetos e programas de formação e educação
permanente, que assegurem a especialização e o aperfeiçoamento em homeopatia aos profissionais do
SUS, mediante demanda loco-regional e pactuação nos Pólos de Educação Permanente em Saúde;
4 - para a estruturação física dos serviços o Ministério da Saúde dispõe anualmente de financiamento
federal por meio de convênios a partir de projetos apresentados ao Fundo Nacional de Saúde, cabendo
também aos Estados e aos municípios o co-financiamento para a estruturação dos serviços de atenção
homeopática;
5 - garantir financiamento específico para divulgação e informação dos conhecimentos básicos da
homeopatia para profissionais de saúde, gestores e usuários do SUS, considerando as metodologias
participativas e o saber popular.
Consideração: deverá ser realizada avaliação periódica do incremento das ações realizadas a partir do
primeiro ano, com vistas a ajustes no financiamento mediante desempenho e pactuação.
Diretriz H 3
Provimento do acesso ao usuário do SUS do medicamento homeopático prescrito, na perspectiva da
ampliação da produção pública.
Para tanto, as medidas a serem adotadas buscarão:
1. inclusão da homeopatia na política de Assistência Farmacêutica das três esferas de gestão SUS;
2. contemplar, na legislação sanitária, Boas Práticas de Manipulação para farmácias com manipulação de
homeopáticos que atendam as necessidades do SUS nesta área;
3. ampliar a oferta de medicamentos homeopáticos, por intermédio de farmácias publicas de manipulação
que atendam à demanda e às necessidades locais, respeitando a legislação pertinente às necessidades
do SUS na área e com ênfase na assistência farmacêutica;
- criar incentivo voltado à implantação ou à melhoria de farmácias públicas de manipulação de
medicamentos homeopáticos (possibilidade de ampliação para fitoterápicos), com contrapartida do
município e/ou do Estado para sua manutenção e segundo critérios pré-estabelecidos - elaboração de
Banco Nacional de Preços para os materiais de consumo necessários ao funcionamento da farmácia de
manipulação para dar suporte ao processo de licitação realizado pelos Estados e municípios;
4. incentivar a produção pelos laboratórios oficiais de:
- matrizes homeopáticas visando ao seu fornecimento às farmácias públicas de manipulação de
medicamentos homeopáticos, estimulando parcerias com as Secretarias Estaduais e Municipais de
Saúde e baseando-se na lista de policrestos e semipolicrestos definida pela Farmacotécnica
Homeopática Brasileira - 2ª edição de 1997;
- medicamentos homeopáticos pelos laboratórios oficiais, objetivando seu fornecimento aos Estados e
aos municípios e segundo estudos de viabilidade econômica;
5. induzir e apoiar a iniciativa local na identificação dos medicamentos - formas farmacêuticas, escalas,
dinamizações e métodos empregados - necessários e mais utilizados nos serviços de homeopatia já
existentes, elaborando, a partir, uma relação de orientação para a produção dos medicamentos e para as
unidades de saúde, sujeita à revisão periódica e atendendo à realidade local;
Diretriz H 4
Apoio a projetos de formação e de educação permanente, promovendo a qualidade técnica dos
profissionais e consoante com os princípios da Política Nacional de Educação Permanente.
Para tanto, as medidas a serem adotadas buscarão:
1. promover a discussão da homeopatia na perspectiva da Educação Permanente em Saúde, por
intermédio das instituições formadoras da área, dos usuários e dos profissionais de saúde homeopatas,
visando à qualificação dos profissionais no SUS;
- articular, em consonância com os princípios e diretrizes estabelecidos para Educação Permanente em
Saúde no SUS, a realização de diagnóstico acerca das dificuldades e das limitações atuais na prática
clínica homeopática, no que se refere à formação e à necessidade de educação permanente dos
profissionais homeopatas que atuam nos diversos níveis de complexidade do SUS, da atenção básica à
atenção especializada;
2. Prover apoio técnico e financeiro ao desenvolvimento de projetos e programas de formação e
educação permanente que assegurem a especialização e o aperfeiçoamento em homeopatia aos
profissionais do SUS, considerando:
- a adoção de metodologias e formatos adequados às necessidades e às viabilidades locais e/ou locoregionais,
incluindo o ensino a distância e a formação em serviço;
- a pactuação de ações e iniciativas no campo da Educação Permanente em Saúde e que atenda à
demanda loco-regional;
3. elaborar material informativo com o objetivo de apoiar os gestores do SUS no desenvolvimento de
projetos locais de formação e educação permanente dos profissionais homeopatas, observando: os
princípios e diretrizes do SUS; as recomendações da Política de Educação Permanente; os critérios
estabelecidos pelas instituições homeopáticas de representação nacional, em termos das habilidades e
competências dos profissionais homeopatas; e as diretrizes desta política;
4. apoiar técnica e financeiramente a estruturação física da homeopatia nos centros de referência, com
atribuições: na implementação de atividades de ensino em serviço (estágios, formação e educação
permanente); no desenvolvimento de pesquisas em homeopatia de interesse para o SUS; na integração
de atividades de assistência, ensino e pesquisa, em articulação com princípios e diretrizes estabelecidos
para a Educação Permanente em Saúde no SUS;
5. promover a inclusão da racionalidade homeopática nos cursos de graduação e pós-graduação strictu e
lato sensu para profissionais da área de saúde;
6. promover a discussão sobre a homeopatia no processo de modificação do ensino de graduação;
7. fomentar e apoiar junto ao Ministério da Educação projetos de residência em homeopatia;
8. fomentar e apoiar iniciativas de criação e manutenção de Fórum Virtual Permanente, permitindo um
espaço de discussão acerca da formação/episteme homeopática e modelo de atenção, de modo a tornar
disponíveis produções, experiências e documentos visando à implementação da atenção homeopática no
SUS;
9. apoiar a realização de fóruns de homeopatia nas três esferas de governo, objetivando a discussão e a
avaliação da implantação e implementação da homeopatia no SUS;
10. estabelecer intercâmbio técnico-científico visando ao conhecimento e à troca de informações
decorrentes das experiências no campo da formação, da educação permanente e da pesquisa com
países onde a homeopatia esteja integrada ao serviço público de saúde.
Diretriz H 5
Acompanhamento e avaliação da inserção e implementação da atenção homeopática no SUS.
Para tanto, as medidas a serem adotadas buscarão:
1. desenvolver instrumentos adequados de acompanhamento e avaliação da inserção e implementação
da atenção homeopática no SUS, com ênfase no acompanhamento e na avaliação das dificuldades de
inserção identificadas e sua superação; e na criação de mecanismos para coleta de dados que
possibilitem estudos e pesquisas e que sirvam como instrumentos no processo de gestão;
2. acompanhar e avaliar os resultados dos protocolos de pesquisa nacionais implantados, com vistas à
melhoria da atenção homeopática no SUS;
3. incluir no sistema de informação do SUS os procedimentos em homeopatia referente a atividade de
educação e saúde na atenção básica para os profissionais de saúde de nível superior;
4. identificar o estabelecimento Farmácia de Manipulação Homeopática no cadastro de estabelecimentos
de saúde
Diretriz H 6
Socializar informações sobre a homeopatia e as características da sua prática, adequando-as aos
diversos grupos populacionais.
Para tanto, as medidas a serem adotadas buscarão:
1. incluir a homeopatia na agenda de atividades da comunicação social do SUS;
2. produzir materiais de divulgação, como cartazes, cartilhas, folhetos e vídeos, visando à promoção de
ações de informação e divulgação da homeopatia, respeitando as especificidades regionais e culturais do
País e direcionadas aos trabalhadores, aos gestores, dos conselheiros de saúde, bem como aos
docentes e aos discentes da área de saúde e comunidade em geral;
3. apoiar e fortalecer ações inovadoras de informação e divulgação sobre homeopatia em diferentes
linguagens culturais, tais como jogral, hip hop, teatro, canções, literatura de cordel e outras formas de
manifestação;
4. identificar, articular e apoiar experiências de educação popular, informação e comunicação em
homeopatia;
5. prover apoio técnico ou financeiro a projetos de qualificação de profissionais que atuam na estratégia
Saúde da Família e Programa de Agentes Comunitários de Saúde, para atuação na área de informação,
comunicação e educação popular em homeopatia, considerando a pactuação de ações e iniciativas de
Educação Permanente em Saúde no SUS.
Diretriz H 7
Apoiar o desenvolvimento de estudos e pesquisas que avaliem a qualidade e aprimorem a atenção
homeopática no SUS.
Para tanto, as medidas a serem adotadas buscarão:
1. incluir a homeopatia nas linhas de pesquisa do SUS;
2. identificar e estabelecer rede de apoio, em parceria com instituições formadoras, associativas e
representativas da homeopatia, universidades, faculdades e outros órgãos dos governos federal,
estaduais e municipais, visando:
- ao fomento à pesquisa em homeopatia;
- à identificação de estudos e pesquisas relativos à homeopatia existentes no Brasil, com o objetivo de
socializar, divulgar e embasar novas investigações;
- criar banco de dados de pesquisadores e pesquisas em homeopatia realizadas no Brasil, interligando-o
com outros bancos de abrangência internacional;
3. identificar e divulgar as potenciais linhas de financiamento
- Ministério da Ciência e Tecnologia, Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa, terceiro setor e outros
- para a pesquisa em homeopatia;
4. apoiar a realização de estudo sobre representações sociais, junto a usuários e profissionais de saúde
sobre homeopatia;
5. priorizar as linhas de pesquisas em homeopatia a serem implementadas pelo SUS, em especial
aquelas que contemplem a avaliação da eficácia, da eficiência e da efetividade da homeopatia, visando
ao aprimoramento e à consolidação da atenção homeopática no SUS;
6. apoiar a criação e a implantação de protocolos para avaliação de efetividade, resolubilidade, eficiência
e eficácia da ação da homeopatia nas endemias e epidemias;
7. acompanhar e avaliar os resultados dos protocolos de pesquisa nacionais implantados, com vistas à
melhoria da atenção homeopática no SUS.
4.3. NAS PLANTAS MEDICINAIS E FITOTERAPIA
Diretriz PMF 1
Elaboração da Relação Nacional de Plantas Medicinais e da Relação Nacional de Fitoterápicos.
Para tanto, deverão ser adotadas medidas que possibilitem:
1. realizar diagnóstico situacional das plantas medicinais e fitoterápicos utilizados em programas
estaduais, municipais e outros relacionados ao tema;
2. estabelecer critérios para inclusão e exclusão de plantas medicinais e fitoterápicos nas Relações
Nacionais, baseados nos conceitos de eficácia e segurança;
3. identificar as necessidades da maioria da população, a partir de dados epidemiológicos das doenças
passíveis de serem tratadas com plantas medicinais e fitoterápicos;
4. elaborar monografias padronizadas das plantas medicinais e fitoterápicos constantes nas Relações.
Diretriz PMF 2
Provimento do acesso a plantas medicinais e fitoterápicos aos usuários do SUS. Para tanto, deverão ser
adotadas medidas que possibilitem:
1. tornar disponíveis plantas medicinais e/ou fitoterápicos nas unidades de saúde, de forma
complementar, seja na estratégia de saúde da família, seja no modelo tradicional ou nas unidades de
média e alta complexidade, utilizando um ou mais dos seguintes produtos: planta medicinal “in natura”,
planta medicinal seca (droga vegetal), fitoterápico manipulado e fitoterápico industrializado.
1.1. Quando a opção for pelo fornecimento da planta medicinal “in natura”, deverão ser observados os
seguintes critérios:
- fornecimento das espécies constantes na Relação Nacional de Plantas Medicinais;
- fornecimento do memento referente às espécies utilizadas;
- utilização das espécies identificadas botanicamente, cuja produção tenha a garantia das boas práticas
de cultivo orgânico, preservando a qualidade do ar, do solo e da água;
- implantação e manutenção de hortos oficiais de espécies medicinais e/ou estimulando hortas e hortos
comunitários reconhecidos junto a órgãos públicos, para o fornecimento das plantas.
1.2. Quando a opção for pelo fornecimento da planta seca (droga vegetal), deverão ser observados os
seguintes critérios:
- fornecimento das espécies constantes na Relação Nacional de Plantas Medicinais;
- fornecimento do memento referente às espécies utilizadas;
- utilização das espécies identificadas botanicamente, cuja produção tenha a garantia das boas práticas
de cultivo orgânico, preservando a qualidade do ar, do solo e da água;
- obtenção da matéria-prima vegetal, processada de acordo com as boas práticas, oriunda de hortos
oficiais de espécies medicinais, de cooperativas, de associações de produtores, de extrativismo
sustentável ou de outros, com alvará ou licença dos órgãos competentes para tal;
- oferta de local adequado para o armazenamento das drogas vegetais.
1.3. Quando a opção for pelo fornecimento do fitoterápico manipulado, deverão ser observados os
seguintes critérios:
- fornecimento do fitoterápico manipulado conforme memento associado à Relação Nacional de Plantas
Medicinais e à legislação pertinente para atender as necessidades do SUS nesta área;
- utilização de matéria-prima vegetal, processada de acordo com às boas práticas, oriunda de hortos
oficiais de espécies medicinais, de cooperativas, de associações de produtores, extrativismo sustentável
ou de outros, com alvará ou licença de órgãos competente para tal;
- utilização dos derivados de matéria-prima vegetal, processados de acordo com as boas praticas de
fabricação, oriundos de fornecedores com alvará ou licença dos órgãos competentes para tal;
- ampliação da oferta de fitoterápicos, por intermédio de farmácias públicas com manipulação de
fitoterápicos, que atenda à demanda e às necessidades locais, respeitando a legislação pertinente às
necessidades do SUS na área;
- elaboração de monografias sobre produtos oficinais (fitoterápicos) que poderão ser incluídos na
farmacopéia brasileira;
- contemplar, na legislação sanitária, Boas Práticas de Manipulação para farmácias com manipulação de
fitoterápicos que atendam às necessidades do SUS nesta área.
1.4. Quando a opção for pelo fornecimento do fitoterápico industrializado, deverão ser observados os
seguintes critérios:
- fornecimento do produto conforme a Relação Nacional de Fitoterápicos;
- estímulo à produção de fitoterápicos, utilizando, prioritariamente, os laboratórios oficiais;
- fornecimento de fitoterápicos que atendam a legislação vigente;
- aquisição, armazenamento, distribuição e dispensação dos medicamentos aos usuários do SUS,
conforme a organização dos serviços municipais de assistência farmacêutica.
Diretriz PMF 3
Formação e educação permanente dos profissionais de saúde em plantas medicinais e fitoterapia.
Para tanto, deverão ser adotadas medidas que possibilitem:
1. definir localmente, em consonância com os princípios e diretrizes estabelecidos para a Educação
Permanente em Saúde no SUS, a formação e educação permanente em plantas medicinais e fitoterapia
para os profissionais que atuam nos serviços de saúde.
A educação permanente de pessoas e equipes para o trabalho com plantas medicinais e fitoterápicos,
dar-se-á nos níveis:
1.1. básico interdisciplinar comum a toda a equipe: contextualizando as Práticas Integrativas e
Complementares, contemplando os cuidados gerais com as plantas medicinais e fitoterápicos.
1.2. específico para profissionais de saúde de nível universitário: detalhando os aspectos relacionados à
manipulação, do uso e à prescrição das plantas medicinais e fitoterápicos.
1.3. específico para profissionais da área agronômica: detalhando os aspectos relacionados à cadeia
produtiva de plantas medicinais.
2. estimular a elaboração de material didático e informativo visando apoiar os gestores do SUS no
desenvolvimento de projetos locais de formação e educação permanente.
3. estimular estágios nos serviços de fitoterapia aos profissionais das equipes de saúde e aos estudantes
dos cursos técnicos e de graduação.
4. estimular as universidades a inserir, nos cursos de graduação e pós-graduação envolvidos na área,
disciplinas com conteúdo voltado às plantas medicinais e fitoterapia.
Diretriz PMF 4
Acompanhamento e avaliação da inserção e implementação das plantas medicinais e fitoterapia no SUS.
Para tanto, deverão ser adotadas medidas que possibilitem:
1. desenvolver instrumentos de acompanhamento e avaliação;
2. monitorar as ações de implantação e implementação por meio dos dados gerados;
3. propor medidas de adequação das ações, subsidiando as decisões dos gestores a partir dos dados
coletados;
4. identificar o estabelecimento Farmácia de Manipulação de Fitoterápicos no cadastro de
estabelecimentos de saúde.
Diretriz PMF 5
Fortalecimento e ampliação da participação popular e do controle social.
Para tanto, deverão ser adotadas medidas que possibilitem:
1. resgatar e valorizar o conhecimento tradicional e promover a troca de informações entre grupos de
usuários, detentores de conhecimento tradicional, pesquisadores, técnicos, trabalhadores em saúde e
representantes da cadeia produtiva de plantas medicinais e
fitoterápicos;
2. estimular a participação de movimentos sociais com conhecimento do uso tradicional de plantas
medicinais nos Conselhos de Saúde;
3. incluir os atores sociais na implantação e na implementação desta Política Nacional no SUS;
4. ampliar a discussão sobre a importância da preservação ambiental na cadeia produtiva;
5. estimular a participação popular na criação de hortos de espécies medicinais como apoio ao trabalho
com a população, com vistas à geração de emprego e renda.
Diretriz PMF 6
Estabelecimento de política de financiamento para o desenvolvimento de ações voltadas à implantação
das plantas medicinais e da fitoterapia no SUS. Para tanto, deverão ser adotadas medidas que
possibilitem:
1. para a obtenção de plantas in natura - planejar, a partir da articulação entre as esferas de competência
a implantação e a manutenção de hortos oficiais de espécies medicinais ou hortas e hortos comunitários
reconhecidos junto a órgãos públicos, para o fornecimento das plantas;
2. para a obtenção de plantas secas - planejar, a partir da articulação entre as esferas de competência, a
obtenção de matéria-prima vegetal, processada de acordo com as boas práticas, oriunda de hortos
oficiais de espécies medicinais, cooperativas, associações de produtores, extrativismo sustentável ou
outros, com alvará ou licença dos órgãos competentes para tal;
3. para a obtenção de fitoterápico manipulado - criar incentivo voltado à implantação ou à melhoria das
farmácias públicas de manipulação de fitoterápicos, com possibilidade de ampliação para homeopáticos,
com contrapartida do município e/ou do estado para sua manutenção e segundo critérios préestabelecidos
e legislação pertinente para atender às necessidades do SUS nesta área;
4. para a obtenção de fitoterápico industrializado – incentivar a produção de fitoterápicos, utilizando,
prioritariamente, os laboratórios oficiais, assim como criar incentivo para aquisição, armazenamento,
distribuição e dispensação dos medicamentos aos usuários do SUS, conforme a organização dos
serviços de assistência farmacêutica;
5. para divulgação e informação dos conhecimentos básicos da fitoterapia para profissionais de saúde,
gestores e usuários do SUS, considerando as metodologias participativas e o saber popular e tradicional
- garantir financiamento específico.
Diretriz PMF 7
Incentivo à pesquisa e desenvolvimento de plantas medicinais e fitoterápicos, priorizando a
biodiversidade do País.
Para tanto, deverão ser adotadas medidas que possibilitem:
1. garantir linhas de financiamento nos Ministérios da Saúde, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento,
do Meio Ambiente, da Ciência e Tecnologia, nas Fundações de Amparo à Pesquisa, na Organização
Mundial da Saúde/ Organização Pan-Americana da Saúde (OMS/Opas), para pesquisas sobre os itens
da Relação de Plantas Medicinais com Potencial de Utilização no SUS e para estímulo à produção
nacional, visando assegurar o fornecimento regular ao mercado interno;
2. incorporar à Relação de Plantas Medicinais com Potencial de Utilização para o SUS na Agenda
Nacional de Prioridades em Pesquisa e Saúde;
3. estimular linhas de pesquisa em fitoterapia nos cursos de pós-graduação strictu sensu junto às
universidades e aos institutos de pesquisa;
4. incentivar a realização e a aplicação de protocolos para o desenvolvimento de pesquisa em fitoterapia,
relacionada aos aspectos epidemiológicos, clínicos e da assistência farmacêutica;
5. promover pesquisa e desenvolvimento tecnológico, com base no uso tradicional das plantas
medicinais, priorizando as necessidades epidemiológicas da população, com ênfase nas espécies nativas
e naquelas que estão sendo utilizadas no setor público e nas organizações dos movimentos sociais;
6. garantir recursos para apoio e desenvolvimento de centros de pesquisas clínicas na área da fitoterapia;
7. incentivar o desenvolvimento de estudos de farmacovigilância e farmacoepidemiologia;
8. - implantar bancos de dados dos programas de fitoterapia, das instituições de pesquisas, dos
pesquisadores e dos resultados de pesquisas com plantas medicinais e fitoterápicos.
Diretriz PMF 8
Promoção do uso racional de plantas medicinais e dos fitoterápicos no SUS.
Para tanto, deverão ser adotadas medidas que possibilitem:
1. divulgar as Relações Nacionais de Plantas Medicinais e de Fitoterápicos;
2. garantir o suporte técnico em todas as etapas de implantação e implementação da fitoterapia;
3. envolver os gestores do SUS no desenvolvimento das ações de comunicação e divulgação,
oferecendo os meios necessários (conteúdos, financiamento e metodologias, entre outros);
4. desenvolver campanhas educativas buscando a participação dos profissionais de saúde com vistas ao
uso racional;
5. desenvolver ações de informação e divulgação aos usuários do SUS, por meio de cartazes, cartilhas,
folhetos, vídeos, entre outros, respeitando as especificidades regionais e culturais do País;
6. incluir a fitoterapia na agenda de atividades da comunicação social do SUS;
7. desenvolver ações de farmacoepidemiologia e farmacovigilância;
8. identificar, articular e apoiar experiências de educação popular, informação e comunicação em
fitoterapia.
Diretriz PMF 9
Garantia do monitoramento da qualidade dos fitoterápicos pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária.
92028-3>
Para tanto, deverão ser adotadas medidas que possibilitem:
1. financiamento aos laboratórios oficiais de controle de qualidade;
2. implantação/inserção de sistema de informação sobre o uso, os efeitos e a qualidade destes
medicamentos;
3. formação dos profissionais de Vigilância Sanitária para o monitoramento da qualidade destes
medicamentos;
4. apoio aos serviços de vigilância sanitária para o desempenho neste campo.
4.4. NO TERMALISMO SOCIAL/CRENOTERAPIA
Diretriz TSC 1
Incentivo à criação de Observatórios de Saúde onde atualmente são desenvolvidas experiências em
Termalismo Social, no âmbito do SUS. Para tanto, as medidas a serem empreendidas buscarão:
1. instituir, mediante termos de cooperação técnica bipartite ou tripartite, observatório das experiências
consolidadas no termalismo social, acompanhando sua inserção no SUS local;
2. desenvolver ações de acompanhamento e avaliação das práticas de termalismo/crenoterapia
desenvolvidas nos serviços;
3. apoiar as iniciativas de divulgação e capacitação para ações referentes ao termalismo
social/crenoterapia no SUS;
4. estimular a interlocução entre as esferas de governo e a sociedade civil visando à implantação de
Projetos Piloto de termalismo nos Estados e nos municípios que possuem fontes de água mineral com
potencial terapêutico;
5. estimular as esferas governamentais para realização de análises físico-químicas periódicas das águas
minerais;
6. apoiar estudos e pesquisas sobre a utilização terapêutica das águas minerais;
7. Elaborar e publicar material informativo sobre os resultados dos Observatórios de Saúde.
5. RESPONSABILIDADES INSTITUCIONAIS
5.1. GESTOR FEDERAL
- Elaborar normas técnicas para inserção das Práticas Integrativas e Complementares no SUS.
- Definir recursos orçamentários e financeiros para a implementação desta Política, considerando a
composição tripartite.
- Estimular pesquisas nas áreas de interesse, em especial aquelas consideradas estratégicas para
formação e desenvolvimento tecnológico para as Práticas Integrativas e Complementares.
- Estabelecer diretrizes para a educação permanente em Práticas Integrativas e Complementares.
- Manter articulação com os estados para apoio à implantação e supervisão das ações.
- Promover articulação intersetorial para a efetivação desta Política Nacional.
- Estabelecer instrumentos e indicadores para o acompanhamento e avaliação do impacto da
implantação/implementação desta Política.
- Divulgar a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS.
- Garantir a especificidade da assistência farmacêutica em homeopatia e fitoterapia para o SUS na
regulamentação sanitária.
- Elaborar e revisar periodicamente a Relação Nacional de Plantas Medicinais, a Relação de Plantas
Medicinais com Potencial de Utilização no SUS e a Relação Nacional de Fitoterápicos (esta última,
segundo os critérios da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais/Rename).
- Estabelecer critérios para inclusão e exclusão de plantas medicinais e medicamentos fitoterápicos nas
Relações Nacionais.
- Elaborar e atualizar periodicamente as monografias de plantas medicinais, priorizando as espécies
medicinais nativas nos moldes daquelas formuladas pela OMS.
- Elaborar mementos associados à Relação Nacional de Plantas Medicinais e de Fitoterápicos.
- Estabelecer normas relativas ao uso de plantas medicinais e fitoterápicos nas ações de atenção à
saúde no SUS.
- Fortalecer o Sistema de Farmacovigilância Nacional, incluindo ações relacionadas às plantas
medicinais, fitoterápicos e medicamentos homeopáticos.
- Implantar um banco de dados dos serviços de Práticas Integrativas e Complementares no SUS, das
instituições de ensino e pesquisa, assim como de pesquisadores e resultados das pesquisas cientificas
em Práticas Integrativas e Complementares.
- Criação de Banco Nacional de Preços para os insumos das Práticas Integrativas e Complementares
pertinentes, para orientação aos estados e aos municípios.

5.2. GESTOR ESTADUAL
- Elaborar normas técnicas para inserção das Práticas Integrativas e Complementares na rede de saúde.
- Definir recursos orçamentários e financeiros para a implementação desta Política, considerando a
composição tripartite.
- Promover articulação intersetorial para a efetivação da Política.
- Implementar as diretrizes da educação permanente em consonância com a realidade loco-regional.
- Estabelecer instrumentos e indicadores para o acompanhamento e a avaliação do impacto da
implantação/implementação desta Política.
- Manter articulação com municípios para apoio à implantação e à supervisão das ações.
- Divulgar a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS.
- Acompanhar e coordenar a assistência farmacêutica com plantas medicinais, fitoterápicos e
medicamentos homeopáticos.
- Exercer a vigilância sanitária no tocante as Práticas Integrativas e Complementares e ações
decorrentes, bem como incentivar o desenvolvimento de estudos de farmacovigilância e
farmacoepidemiologia, com especial atenção às plantas medicinais e aos fitoterápicos, no seu âmbito de
atuação.
- Apresentar e aprovar proposta de inclusão das Práticas Integrativas e Complementares no Conselho
Estadual de Saúde.
5.3. GESTOR MUNICIPAL
- Elaborar normas técnicas para inserção das Práticas Integrativas e Complementares na rede municipal
de saúde .
- Definir recursos orçamentários e financeiros para a implementação desta Política, considerando a
composição tripartite.
- Promover articulação intersetorial para a efetivação da Política.
- Estabelecer mecanismos para a qualificação dos profissionais do sistema local de saúde.
- Estabelecer instrumentos de gestão e indicadores para o acompanhamento e a avaliação do impacto da
implantação/implementação da Política.
- Divulgar a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS.
- Realizar assistência farmacêutica com plantas medicinais, fitoterápicos e homeopáticos, bem como a
vigilância sanitária no tocante a esta Política e suas ações decorrentes na sua jurisdição.
- Apresentar e aprovar proposta de inclusão das Práticas Integrativas e Complementares no Conselho
Municipal de Saúde.
- Exercer a vigilância sanitária no tocante as Práticas Integrativas e Complementares e às ações
decorrentes, bem como incentivar o desenvolvimento de estudos de farmacovigilância e
farmacoepidemiologia, com especial atenção às plantas medicinais e aos fitoterápicos, no seu âmbito de
atuação.