Pesquisar neste blog

quarta-feira, 25 de julho de 2007

DESPERTANDO A HARMONIA INTERIOR


Rei significa universal, espírito, essência.

Ki significa energia vital.

Reiki é uma palavra japonesa composta por dois ideogramas que significam Energia Universal Vital e pode ser representada destas duas maneiras. A forma a sua esquerda é a mais difundida. Existe uma terceira forma; qualquer uma destas formas está correta, no entanto a pronúncia adotada no ocidente não está. No idioma japonês, palavras iniciadas pelo fonema “R” são pronunciadas como em “arena” e não como em “carro”. Deste modo o correto é ‘Rêiki’ e não “rreiki”.

Quando entramos em contato com esta Energia, essencialmente amorosa, nos tornamos canal de sua força terapêutica. Para isto, não precisamos induzir estados alterados de consciência ou termos dons especiais. É necessário, tão somente, que participemos de breves cerimônias, chamadas iniciações, sob a orientação de um Mestre de Reiki, durante as quais determinados canais de nosso corpo serão alinhados e ativados pelo toque do Mestre e passarão a veicular esta energia cujo fluxo é sentido nas mãos por toda a vida.

Reiki é um ato de imposição de mãos sobre o corpo humano, animal ou vegetal com o intuito de restabelecer o equilíbrio da energia grosseira e sutil bem como potencializar a capacidade de regeneração destes organismos. O Reiki além de desintoxicar o corpo físico, e possibilitar a recuperação da vitalidade orgânica, permite a dissolução de bloqueios emocionais e a purificação do karma negativo gerado nesta e em outras épocas.

Atuando sobre os Cinco Skandhas (camadas ou corpos sutis) purifica os agregados dos fatores composicionais de nosso ser, conscientizando-nos de nossas cinco delusões principais, denominadas ignorância, apego desejoso, raiva, ganância e inveja. Deste modo transformaremos nosso corpo sutil poluído e desenvolveremos um corpo de energia com a radiância de puro cristal, nossa fala contaminada terá a vibração pura do mantra e nossa mente perturbada terá a estabilidade e limpidez do diamante.

O que diferencia o Reiki de outras técnicas de terapia pelo toque é a Iniciação. Em tibetano o termo “Wang” significa iniciação, ou melhor “transferência de poder”. É a bênção espiritual concedida por um mestre qualificado, permitindo ao discípulo reconhecer e se conectar com a sua natureza búdica ou divina. O equivalente em sânscrito é abhisheka. Segundo Chögyam Trungpa Rinpoche (Além do Materialismo Espiritual): - “Abhisheka, significa espargir, verter, unção. E para se verter é preciso que haja um vaso onde possa cair o líquido vertido. Se nos comprometermos realmente, abrindo-nos para nosso amigo espiritual de maneira apropriada e completa, transformando-nos num vaso que possa receber a comunicação, ele também se abrirá, e então a iniciação ocorre. Este é o significado de abhisheka, ou ‘o encontro das duas mentes’, a do mestre e a do discípulo”.

Todos nós nascemos com o Reiki, mas nos esquecemos do quanto somos divinos; no momento de uma iniciação somos colocados frente a frente com nosso potencial latente e somos sintonizados com essa essência criadora que iluminará nossos sentidos e despertará nosso anseio pela jornada do crescimento pessoal. No processo de sintonização, alguns canais de força do corpo, responsáveis pela captação e distribuição da nossa energia, são estimulados a funcionar nos moldes originais, proporcionando a capacidade de harmonizar não somente a nós mesmos como a todos que tocarmos.

Com a sintonização, as mãos irradiam vibrações que fluem a partir da cabeça e percorrem todo o corpo, dirigindo-se a áreas que estejam em desarmonia. Uma vez “sintonizado”, o discípulo torna-se um receptor, catalisador, e transmissor desta fonte inesgotável de energia terapêutica e mesmo que não utilize o Reiki por longos anos, no momento que precisar fazê-lo, bastará pensar em Reiki (Energia, Essência Universal Vital) e permitir que flua para onde seja necessário. O alinhamento harmoniza e purifica os canais sutis de nosso corpo energético, melhorando a saúde de forma holística e conferindo ao iniciado a capacidade de cuidar de outras pessoas sem esgotar sua própria energia vital.

Aplicando Reiki você estará se preenchendo de luz e conectando-se com o Buddha Infinito ou Essência Iluminada que está em mim em ti e em todas as coisas, visíveis e invisíveis e então Namastê! O Buddha que está em mim saúda o Buddha em Você!

A Terapia Reiki não pode ser aprendida por meio de livros ou fitas de vídeo, é possível conhecer nos livros quase tudo sobre a sua história, posições básicas, funcionamento dos Chakras bem como a sua correspondência com glândulas e órgãos; porém, só se estará utilizando a energia Reiki nas sessões de terapia quando se tenha sido devidamente sintonizado por um Mestre habilitado, em um ou mais sistemas, como por exemplo, Sistema Usui (Japonês), Ngal So Chag Wang Reiki (Lama Gangchen Rinpoche - Mestre Budista), Sistema Osho Reiki (de origem Hinduísta), Sistema Kahuna (originário das Ilhas Polinésias - Índios Kahunas), e diversas outras designações que foram surgindo ao longo do tempo.

Mesmo que você tenha tido uma iniciação de outro sistema que não o Usui, considero importante que em momento oportuno você procure reciclar seus níveis Reiki com um mestre do Sistema Tradicional Usui, de modo que possa comparar e tirar suas próprias conclusões sobre a Terapia Reiki, sobretudo se pretende tornar-se um instrutor na referida técnica.

Esteja preparado para mudanças que poderão se manifestar em vários setores de sua vida e para os profundos processos de purificação que se manifestam no corpo físico e emocional. É comum que pessoas iniciadas ou clientes em tratamento com Reiki apresentem um aumento da sintomatologia caso esteja enfermo física ou emocionalmente, bem como das secreções e excreções naturais do corpo: fluxo urinário – diarréias – catarro – suor – ardência nos olhos – cera nos ouvidos – estado febril, etc. Estes são sinais de que o corpo está reagindo e recuperando a sua harmonia natural. No campo mental-emocional poderá ocorrer situação semelhante, experiências mal resolvidas e traumas, da vida presente ou passada, podem se manifestar à luz da consciência e serem compreendidos.

Recomenda-se a ingestão de líquidos em maior quantidade e uma alimentação equilibrada durante e após o tratamento, a fim de permitir rápida desintoxicação e fornecer ao organismo os nutrientes necessários ao processo de equilíbrio e transformação das energias. Além disto é aconselhável dedicar uma hora por dia ao relaxamento, meditação e conexão com o estado mental-espiritual gerado durante as sessões de Reiki.

Participando de um ‘Curso Livre de Formação em Terapia Reiki’ você aprenderá os princípios éticos e terá os subsídios para lidar com as situações decorrentes do processo terapêutico.

O Reiki trata o indivíduo como um todo, porém os clientes com sintomas agudos devem procurar orientação médica primeiro, para depois se harmonizarem com a energia “Reikiana” que certamente será uma grande aliada no processo de recuperação do indivíduo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usando uma "Fala Gentil" com a sabedoria do Bodhisattva Manjushri, comente e amplie nosso conhecimento sobre o tema.

Possam esses ensinamentos beneficiar a todos dos seres dos Seis Reinos!

Postagens populares

Parceiros e Amigos: