Pesquisar neste blog

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

CONEXÃO KÁRMICA COM MESTRES DIFERENTES PARA ELIMINAR A IGNORANCIA E AJUDAR AOS SERES




Responsabilidade da prática e a conexão kármica com diferentes mestres

Posted: 06 Nov 2009 12:05 AM PST

[…] Quanto mais forte é seu cultivo da compaixão, mais você fica comprometido com a responsabilidade. Devido à ignorância, seres sencientes não conhecem os métodos certos para chegar a seus objetivos. É responsabilidade daqueles que estão equipados com esse conhecimento concretizar a intenção de trabalhar para o benefício deles.

[…] É apenas através de você mostrando aos seres sencientes o caminho certo que leva à onisciência -- e os seres vivos eliminando a ignorância neles mesmos, por parte deles -- que eles poderão ganhar felicidade duradoura. Embora você seja capaz de trabalhar pelos outros seres sencientes para levar felicidade temporária, realizar o objetivo último deles só é possível quando esses seres tomam a responsabilidade de eliminar a ignorância neles mesmos.
O mesmo vale para você: se você deseja alcançar liberação, é sua responsabilidade tomar a iniciativa de eliminar a ignorância em você mesmo.

[…] Você pode pensar: já que realizar os desejos dos outros seres sencientes e concretizar seu bem-estar basicamente depende deles mesmos tomarem a iniciativa, então que necessidade há de você trabalhar para alcançar a iluminação? Afinal, há muitos budas que serão capazes de ajudar os seres sencientes imediatamente, basta eles tomarem a iniciativa.

Contudo, o benefício de guias espirituais ou professores específicos depende de o receptor ter ligação cármica com eles. Assim, alguns professores espirituais podem ser mais efetivos e benéficos para apenas um certo número de discípulos, e não para outros seres.
Para entender isso, ler os sutras ajuda, como "A Perfeição da Sabedoria em 8.000 linhas", em que os budas e bodisatvas, vendo que certo praticante tem uma forte ligação cármica com outro mestre espiritual, aconselham-no a procurar esse professor. Haverá seres sencientes que podem ver um buda diretamente, mas que não se beneficiariam tanto disso quanto uma interação com você, por eles terem uma ligação cármica mais profunda com você.

[…] Embora sua realização do estado onisciente possa não ser benéfica para todos os seres vivos, certamente trará muito benefício prático para alguns seres vivos. Assim, é muito importante você trabalhar para sua própria realização do estado iluminado completo. Já que haverá seres vivos que dependerão muito da sua instrução no caminho espiritual, é importante que você tome para si a responsabilidade de trabalhar pelo benefício dos outros.
Pensando nesses termos, você será capaz de desenvolver uma forte fé de que sem alcançar o estado onisciente você não será capaz de realizar o que se dispôs a fazer e realmente beneficiar os outros.

"The Path to Bliss"
(Dalai Lama Quote of The Week - Snow Lion, 31/10/09)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usando uma "Fala Gentil" com a sabedoria do Bodhisattva Manjushri, comente e amplie nosso conhecimento sobre o tema.

Possam esses ensinamentos beneficiar a todos dos seres dos Seis Reinos!

Postagens populares

Parceiros e Amigos: