Pesquisar neste blog

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Boletim Visão do Empreendedor






Problemas para visualizar a mensagem? Acesse este link.
Edição n°137 de 6 a 12 de dezembro de 2010
  Leia neste número

Editorial
José Octávio Knaack Jr. é editor do Visão do Empreendedor.


Caro empreendedor,

Esta disponível para download a 1º Edição da Pesquisa TIC Lanhouse 2010, uma visão geral sobre características e perfil de gestão. A pesquisa cobriu as cinco regiões geográficas do território nacional por meio de quatrocentos e doze entrevistas individuais com seus proprietários. Alguns resultados:

1- De acordo com a distribuição geográfica das lanhouses, 36% concentram-se na região Centro-Oeste, 28% na região Norte, 22% na Centro-Oeste, 8% no Sul e 6% na região Sudeste;

2- São negócios familiares com até três funcionários, conduzidos por homens (74%), da classe C (54%) e com ensino médio completo (59%). Em sua maioria (68%) a instalações contam com menos de dez computadores;

3- Boa parcela (58%) está em funcionamento a menos de dois anos e oferece mais de um negócio associado como manutenção e comércio de materiais de informática, papelaria e lanchonete. Oferecem, ainda, além do acesso a internet em si, serviços adicionais como impressão de documentos, jogos, elaboração de textos, gravação de CD e DVD, entre outros;

4- Na visão dos proprietários 81% dos clientes procuram as lanhouses devido a falta de computador pessoal, seguindo do serviço de acesso a internet (75%) em suas residências.

É inegável que o modelo de negócios em si sofrerá transformações. O aumento da renda da população favorece a aquisição de computadores pessoais e acesso a internet em seus domicílios. Por outro lado, esta mesma fatia da população, consumindo cada vez mais e desejosa por serviços de qualidade, abre a possibilidade para as lanhouses consolidarem novas parcerias de negócio, como ponto de apoio a expansão do comércio local e suporte aos alunos de instituições de ensino.

Fica a dica.


E-commerce para pequenas e microempresas
Eduardo Nistal, via administradores.com.br
A grande chave do sucesso do modelo e-commerce é a democratização do mercado. Agora o pequeno empreendedor disputa de igual para igual o mercado chamado internet em que o que vale é a especialização, o preço e o atendimento, e não o tamanho do empreendimento. Continue lendo.

Seis fatores que estimulam a gestão de inovação nas empresas
De acordo com estudo da consultoria Pieracciani, planejar uma estratégia e criar um ambiente propício para a inovação são alguns dos principais facilitadores. Confira a íntegra no HSM online.

Palavras que ditam o nosso rumo
Evaldo Costa é escritor, consultor, conferencista e professor
Você já parou para refletir sobre o impacto das palavras em nossa vida? A sociedade em que vivemos tende a aderir e até acentuar o lado negativo de certas palavras e, como se não bastasse, não raro, ignorando o lado bom delas. O resultado é que sofremos desnecessariamente e, muitas vezes, nos privamos de viver momentos felizes.

O sucesso do negócio depende de sua localização
Ao analisar as condições do ponto comercial e, especialmente, a repercussão da escolha da localização no faturamento, é preciso considerar outros fatores que, isoladamente ou em conjunto, interfiram negativamente nas vendas. Para ter certeza se o local escolhido pela empresa é ou não um bom ponto comercial, observe com atenção as dicas a seguir:

[e-book] A Prática da Inovação: Compartilhando experiências em Gestão da Inovação
Innoscience- Consultoria em Gestão da Inovaçã
Desde 2007, a Innoscience Consultoria especializada em gestão da inovação alimenta um blog com notícias, cases e análises sobre o ambiente de inovação nacional e internacional. O e-book é a consolidação desses mais de 90 posts que traduzem prática, tentativa-e-erro e acertos sobre como tornar nossas empresas mais inovadoras. A primeira parte do e-book aborda diferentes aspectos da gestão da inovação. A segunda parte apresenta cases que aprofundamos ao longo desses anos. O mais interessante, contudo, é que mesmo a parte de conceitos é absolutamente baseada em exemplos, notícias e análises de empresas e projetos inovadores.Baixe aqui o e-book gratuitamente.

 
- E-commerce para pequenas e microempresas
- Seis fatores que estimulam a gestão de inovação nas empresa
- Palavras que ditam o nosso rumo
- O sucesso do negócio depende de sua localização
- [e-book] A Prática da Inovação: Compartilhando experiências em Gestão da Inovação
  Artigos mais lidos no blog   Visão do Empreendedor
1. MEI- Microempreendedor Individual - 34.206 consultas
2. A importância da administração financeira da empresa - 19.170 consultas
3. Confira se sua empresa pode aderir ao Simples - 18.843 consultas
4. Dica de Vendas - Posso lhe ajudar? - 10.516 consultas
5. Prepare a sua loja para vender mais! - 8.986 consultas
 
  Artigos mais lidos na edição   anterior
1. Sete passos para o sucesso em vendas
2. Cálculos para determinar se a empresa é lucrativa
 

  Eventos & cursos
- Curso gratuito via internet: Aprender a Empreender
Solução educacional que oferece aos empreendedores, empresários formais e informais de pequenos negócios, atuantes na área de comércio, indústria, serviços e agroindústria oportunidade para interagir com conceitos básicos sobre empreendedorismo, mercado e finanças. Consulte data e local de realização.
 
- Curso gratuito via internet: EI- Microempreendedor Individual
Neste curso, você compreenderá as vantagens de se legalizar como empreendedor individual (EI). Aprenderá também sobre o processo de legalização, os locais de funcionamento, os impostos a serem pagos pelo EI e os benefícios de aposentadoria e auxílio doença, além das demais informações da Lei Complementar 128, de 2008, tais como: a contratação de empregados, burocracia do EI e como proceder em casos de cancelamento do cadastro do EI e de evolução do EI para Microempresa. Consulte datas e locais de realização.
 
Prezado cliente, gostou? Deseja contribuir conosco? Mande suas idéias ou sugestões para o nosso fórum de atendimento
 Expediente
  Edição: J.Octávio Knaack Jr
  Design: Leandro Alves
  Revisão: Assessoria de Comunicação e   Marketing do Sebrae/RJ
Você está recebendo este e-mail porque seus dados cadastrais constam em nossa base de dados. Caso não queira receber este boletim semanal, por favor, acesse descadastro e remova sua assinatura.

Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado do Rio de Janeiro


Compartilhe essa mensagem em suas redes sociais
Digg Facebook Orkut Twitter
Quero encaminhar essa mensagem para meus contatos

Postagens populares

Fechar

Quer ganhar um dinheiro extra?

Parceiros e Amigos: