Pesquisar neste blog

sábado, 24 de agosto de 2013

Terapia Reiki - ALGUMAS POSIÇÕES PARA IMPOSIÇÃO DE MÃOS by @rodrigodorje

ALGUMAS POSIÇÕES PARA IMPOSIÇÃO DE MÃOS


POSIÇÃO 01

Com as palmas levemente apoiadas sobre a testa, polegares na base do cepto nasal, cobrindo os olhos com os dedos.
Auxilia no tratamento de distúrbios provenientes do stress, ansiedade, depressão, insônia e a confusão mental, clareando os processos do pensamento e ampliando a capacidade de concentração e memorização.
No plano físico auxilia na recuperação dos distúrbios da visão, sinusite, renite, cefaléia e distúrbios neurológicos, devido a sua profunda ação tranquilizante.
Promove a conexão com a sabedoria interior, o relaxamento e a criatividade; traz à  tona os conteúdos inconscientes para que sejam trabalhados e resolvidos pela mente consciente. 
POSIÇÃO 02
Palmas das mãos sobre as têmporas, dedos esticados em direção ao maxilar, sem cobrir as orelhas, mas caso haja necessidade, cubra-as com as palmas arqueadas e dedos em direção da nuca, de modo a não causar desconforto.
Esta posição promove o equilíbrio entre os hemisférios cerebrais e auxilia no tratamento da labirintite. 
POSIÇÃO 03
Palmas sustentando confortavelmente a cabeça, dedos tocando a base do crânio.
Desenvolve a lucidez, gera serenidade e estimula atividades intelectivas.
Alivia o stress, a tensão muscular e libera pinçamentos na coluna cervical.
Esta posição pode ser acompanhada de uma leve massagem nos pontos bilaterais que chamamos de Fu Chi, na base do crânio. Na Moxabustão eles são utilizados para tratar dor de cabeça semicraniana ou geral, além de distúrbios da visão, hipotensão arterial, otite, tontura, diabete, etc.
Atua sobre o hipotálamo e glândula pineal. 
POSIÇÃO 04
Palmas sobre a garganta ou cruzadas sobre o maxilar com os antebraços cobrindo os ouvidos.
Atua sobre o funcionamento da Tireóide, coluna cervical, problemas da dicção, nervosismo, repressão, timidez, opressão, instabilidade emocional, dificuldade de expressar-se em público, rigidez corporal, ressentimento e insegurança.
É a região conhecida como chakra da garganta, que segundo as tradições esotéricas é o responsável pela comunicação com os planos superiores e ‘canalizações da voz interior’.
 
POSIÇÃO 05
Com as palmas posicionadas sobre a região da glândula timo e a extremidade inferior do osso externo.  Esta posição aumenta a energia do chakra cardíaco e a defesa imunológica do organismo, trata traumas emocionais como a depressão, melancolia e apatia.  
POSIÇÃO 06
Depois em forma de T invertido, que também atua sobre o Timo, mas principalmente sobre o ponto de energia chamado DAN CHU, utilizado na terapêutica chinesa para o tratamento da agaláctica (falta de leite) e mastite (inflamação das glândulas mamárias). Favorece o trato respiratório, palpitações, arritmia, etc. 
POSIÇÃO 07
Posicione as mãos na região do diafragma, um pouco abaixo do coração. Após o tempo necessário, desça um pouco mais e cubra a região correspondente ao fígado, vesícula biliar, estômago, baço, pâncreas, cólon, intestino. 
POSIÇÃO 08
Posicione as mãos na altura da cintura, isto atua sobre os rins,  glândulas supra-renais, intestino grosso e delgado, bexiga, útero e ovários.  
Esta aplicação é eficaz em casos de pânico, histeria, tristeza, apego excessivo, avareza, falta de criatividade. Aumenta a autoconfiança. 
POSIÇÃO 09
Posicione as mãos de modo que as palmas cubram a região que fica 4 dedos abaixo do umbigo. Segundo a tradição chinesa este ponto é conhecido como KAN GUEN (Fonte da Vida). Esta posição atua sobre todos os distúrbios no abdômen, auxilia nos processos da drenagem linfática, liberação de toxinas, prisão de ventre ou diarréia.  Trata os medos relacionados à vida ou a morte como também traumas ligados a sexualidade. Promove a longevidade. 
Esta posição possui duas variações. Na primeira apóie as mãos do paciente sobre os órgãos sexuais e aplique a energia a uma distância de 1cm. Na segunda opção apóie os polegares na altura do osso púbico, mantendo os punhos apoiadas sobre o ilíaco e os dedos apontando em direção aos pés.
Beneficia no trato das disfunções sexuais, gônadas, ovários, próstata, testículos, vesícula seminal.
Aumenta a auto-estima, a segurança interna, tranqüilidade, confiança nas próprias decisões. Realiza a estabilidade e auxilia pessoas com disfunções motoras. 
POSIÇÃO 10
Os joelhos estão energeticamente conectados ao ‘coração’ e promovem a liberação de bloqueios emocionais. Eles representam a nossa flexibilidade para dissolver impasses e desenvolve a humildade que precisamos ter para que possamos “nos curvar” perante certas situações. A imposição de mãos sobre as articulações tratam emoções como o orgulho e o medo da morte, promovem a descontração de músculos, tendões e ligamentos.
Em muitas práticas religiosas é comum o ato de ‘dobrar os joelhos’ para se conectar com o Todo.  No inconsciente coletivo da humanidade eles são o arquétipo que representa o suporte do crescimento espiritual. 
POSIÇÃO 11 - 12
O tornozelo também tem as conotações supracitadas. Os pés representam nossa ligação com a terra, “estar com os pés no chão”. Segurança emocional, certeza do objetivo, habilidade e firmeza para seguir seu próprio caminho de crescimento pessoal. Auxilia a dissolver bloqueios nos relacionamentos.
Todas as posições de pernas e pés auxiliam no retorno da circulação sanguínea diminuindo a inchação causada por retenção de líquido. Para que se verifique de fato o resultado é necessário que você diminua o consumo de sal cozinhando todos os alimentos sem o mesmo e adicionando no máximo 2 mg a cada refeição.  Consulte o seu médico sobre uma unidade de medida. 
POSIÇÃO 13 - 14
As solas dos pés possuem uma importância equivalente a palma das mãos e cabeça. Nelas estão todos os pontos correspondentes aos órgãos, vísceras e funções psicofisiológicas abordados pelas técnicas de Acupuntura e Reflexologia, servindo deste modo como mapa do corpo inteiro.
Promove o aterramento da energia sutil e descarrega a eletricidade estática. Traz a pessoa de volta para a realidade.


 
Aquele que trabalha com as mãos é um artesão!
Aquele que trabalha com a mente é um sábio!
Aquele que trabalha com a inspiração é um artista!
Aquele que trabalha com a técnica é um profissional!
Aquele que trabalha com a intuição é um místico!
Aquele que trabalha com o coração é um espiritualista!
Aquele que trabalha com as mãos, mente, inspiração, técnica,
Intuição e com o coração é um terapeuta reikiano! 

(Autor Desconhecido). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usando uma "Fala Gentil" com a sabedoria do Bodhisattva Manjushri, comente e amplie nosso conhecimento sobre o tema.

Possam esses ensinamentos beneficiar a todos dos seres dos Seis Reinos!

Postagens populares

Parceiros e Amigos: