Pesquisar neste blog

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

A SUCESSÃO DA LINHAGEM REIKI

Após a decepção que Usui teve com os mendigos do gueto ele passou a procurar alguém que realmente estivesse interessado em receber os benefícios que o Reiki tinha a oferecer. Dizem até que Usui teria percorrido o Japão a pé com uma tocha na mão gritando:
- Quem está à procura da luz! - Quem está à procura da luz!???

Após algum tempo encontrou Chujiro Hayashi (1878-1941), oficial reformado das Forças Armadas que aos quarenta e sete anos (1925) recebeu sua graduação como Mestre Reiki e tornou-se sucessor de Mikao Usui. Ele foi um grande colaborador de Usui e por ter conhecimento anatômico desenvolveu a seqüência de aplicação do Reiki seguindo a correspondência anatômica aos órgãos. Hayashi teve vários alunos homens e iniciou as primeiras mulheres, entre elas sua esposa Chie Hayashi e Hawayo Takata.
Além de Hayashi, tem-se notícia de outros discípulos diretos de Usui como, por exemplo, Taketomi, Gyuda e Eguchi. Este último foi o que mais se destacou, tendo estudado com Usui em 1923, fundou uma sociedade Reiki e passou a sua linhagem para um discípulo chamado Miyazuki.
Em 1935 a havaiana Hawayo Takata, interna-se no Hospital Maeda em Akasaka (Japão) acometida por um tumor abdominal, deficiência pulmonar e depressão. Como haveria riscos para sua cirurgia ela foi informada no hospital sobre a existência de um centro de tratamento alternativo que poderia ser de auxílio para seu caso. Em 1936 Takata dirige-se ao centro Shina No Machi, a clínica de Chujiro, onde se submete ao tratamento Reiki e uma elaborada dieta alimentar pelo período de quatro meses. Ela se recuperou de todas as mazelas de que padecia e desejou ser introduzida nesta técnica, o que só conseguiu em 1938, pois naquela época o método não era ensinado para estrangeiros.
Em 10 de maio de 1941 Hayashi nomeia Takata como sua sucessora e logo após, na presença de sua esposa e todos os mestres reiki do Japão, falece de parada cardíaca. Takata retorna ao Hawai e difunde a técnica entre os norte-americanos, tendo iniciado centenas de pessoas e 22 mestres entre a década de 70 e 80. Dos seus discípulos mais conhecidos podemos citar sua neta Phyllis Lei Furomoto que deu origem à escola Reiki Aliance e Bárbara Rey que fundou a escola The Radiance-Technique. Os demais mestres preferiram não se filiar a estas associações porque não achavam lícito cobrar 10.000 dólares por um mestrado, desse modo tornaram-se Reiki Masters Independents.
Ao longo da história o Reiki sofreu mudanças e ganhou novos matizes mesclando-se a culturas regionais. O Reiki Tradicional Usui, o Usui Reiki Ryoho, é provavelmente o mais parecido com o que Takata tenha recebido no Japão, mas considerando a formação individual que dava a cada mestre, aconselho que procurem todas as fontes e conversem com quantos mestres encontrar. Caso possa ir ao Japão faça uma visita ao Templo Kurama:

End: Kurama Honmachi, Sakyo-Ku, Kyoto, Japão. Tel: 0081-75-7412003. Tomando o metro ou ônibus na estação central de trens de Kyoto vá até a estação Demachiyanagi, deste ponto, tome um trem para Kurama e desça na última estação, o trajeto é feito pela linha férrea Eizan-Kurama. O Templo fica a uma caminhada de cinco minutos a pé partindo desta estação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usando uma "Fala Gentil" com a sabedoria do Bodhisattva Manjushri, comente e amplie nosso conhecimento sobre o tema.

Possam esses ensinamentos beneficiar a todos dos seres dos Seis Reinos!

Postagens populares

Parceiros e Amigos: